6 coisas que ninguém conta aos jovens em início de carreira

Vocês que estão entrando agora no mercado de trabalho sabem o que os aguarda? Há um mar de novidades pela frente, algumas agradáveis e outras nem tanto.  O que acontece é que ninguém costuma contar isso aos calouros, mas a gente sim!

Confira o que pouco se diz por aí e esteja preparado:

1. Quando você estava na escola e cometia um erro em um teste ou atrasava a entrega de um trabalho, isso afetava somente você. Mas no trabalho, os erros podem afetar seu chefe, seus colegas de trabalho e a empresa. As pessoas podem acabar ficando até mais tarde no escritório para corrigir o seu trabalho, perder seus próprios prazos ou perder negócios importantes por causa de você.

2. Ser inteligente e ter potencial não é mais suficiente. O que você realmente conseguir é agora o que importa. Na escola, os professores frequentemente favoreciam os alunos mais inteligentes, mas no mercado de trabalho, reputações e carreiras são construídas sobre o trabalho real. De nada adianta ser inteligente, se você perder prazos, não estiver preparado para reuniões ou não cumprir seus objetivos.

3. Ao contrário da escola, ter um grande desempenho no trabalho não é apenas cumprir com suas atribuições. Na escola ou faculdade, fazer suas tarefas e trabalhos era o que te classificava como um bom aluno, mas no mundo adulto, esse mínimo é muito pouco. Você deve identificar maneiras de aperfeiçoar seu trabalho, ter iniciativa e colaborar para levar a empresa à frente. Nada de se sentar e esperar alguém lhe passar tarefas, vá e faça!

4. Em reuniões, você precisa agir com interesse e atenção, por mais chata que seja a pauta do encontro. Sim, pode até ser que você observe funcionários seniores entediados, checando mensagens em seus telefones – mas um funcionário júnior agindo assim vai pegar muito mal. Não importa o quão sonolento você esteja, tenha foco no que está rolando.

5. Sua atitude realmente importa. Você pode fazer um bom trabalho, mas se você parecer hostil, rude, desinteressado ou defensivo, será difícil avançar – e você pode até mesmo acabar perdendo seu emprego. Ser educado e positivo não é opcional se você quer prosperar na maioria dos locais de trabalho.

6. Seu chefe quer que você vá logo ao ponto. Na escola, você pode ter aprendido a mergulhar profundamente em cada aspecto de um problema, mas a maioria dos chefes quer ouvir ponto chave, se acharem necessário, eles pedirão por mais detalhes. Isso é verdade em conversas cara a cara, mas é especialmente verdadeiro em troca de e-mails. Poucos gerentes têm tempo para ouvir longas explicações ou ler e-mails extensos. Resumos curtos em formas de listas são geralmente os preferidos.