7 atitudes que queimam o filme no ambiente de trabalho
Por mais banais que pareçam, algumas atitudes comprometem a imagem de qualquer funcionário, por melhor que ele seja. O pior é que quem comete os deslizes, muitas vezes, nem se dá conta. Listamos algumas atitudes no trabalho que devem ser evitadas para não comprometer sua carreira:
1. Camiseta de time ou com frase engraçadinha
Os consultores são unânimes: ambiente de trabalho não é lugar para exibir a paixão pelo time. Isso cria um ambiente competitivo na empresa, gera divergências e faz os funcionários perderem o foco. A mesma coisa vale para camisetas com frases engraçadinhas e de duplo sentido.
2. Sem limites nas redes sociais
A menos que você seja analista de mídias sociais, você não deve ficar curtindo e compartilhando posts de 5 em 5 minutos durante o expediente. Mesmo que a empresa libere o uso dessas redes, o uso sem limites dá a impressão que você está deixando de executar suas tarefas para se divertir.
3. Celular ativo
Ambiente de trabalho não é lugar para ficar resolvendo questões pessoais pelo celular. É claro que não é proibido atender as ligações, mas é preciso moderação. É importante também desativar o toque alto para não incomodar os demais colegas.
4. Não admitir o erro
Não admitir o próprio erro e ainda tentar colocar a culpa em outra pessoa depõe muito contra você. A postura esperada por qualquer chefe é que o funcionário seja honesto e maduro o suficiente para assumir suas falhas e tentar corrigi-las.
5. Dizer: “eu não ganho para isso”
Se em algum momento, a empresa precisar de você para realizar outra função, se disponibilize. Negar utilizando a frase acima vai passar uma imagem de pessoa inflexível e difícil de lidar.
6. Bajulação
O bajulador é uma figura muito malvista e ainda muito presente nas empresas. É importante ter em mente que a bajulação não é o caminho certo para subir na carreira, muitas vezes, essa atitude pode parecer forçada e fazer o funcionário perder pontos com o próprio chefe.
7. Atrasar entrega de projetos
Não cumprir os prazos passa a imagem de irresponsabilidade e falta de compromisso e ainda pode prejudicar uma equipe inteira. Se você acha que não dará tempo de entregar o que precisa no prazo combinado, avise antes seu chefe, não espere o prazo expirar.