7 verdades que todo estagiário precisa saber

Todos os estudantes sonham com o primeiro estágio, mas boa parte deles começa essa fase tão importante da vida sem ter ideia do que os espera. Se você é ou já foi estagiário algum dia, certamente já ouviu alguma piada como “isso é coisa do estagiário” e já precisou fazer várias coisas chatas, como tirar xerox, por exemplo.

Mas uma das coisas mais importantes que você precisa saber sobre estágio é que esse é um momento único de aprendizado e que deve ser aproveitado ao máximo. Confira outras  7 verdades sobre essa nada mole vida de aprendiz:

1. Não é porque você é estagiário que pode cometer um erro atrás do outro

Tudo bem que você está aprendendo, mas isso não é desculpa para deixar de ter atenção e fazer as coisas de qualquer jeito. Procure ouvir o que os colegas mais experientes lhe ensinam e, na dúvida de como fazer algo, sempre pregunte a alguém. Não se esqueça que tem muitos estudantes querendo a sua vaga.

2. Sabe aquela história do cafezinho? Mudou!

 
 

Todo mundo brinca com a história de que estagiário é o responsável por tirar xerox e servir cafezinho. Na real, esse estereótipo do jovem exercendo funções estritamente operacionais mudou significativamente.

Em empresas sérias, o estagiário cumpre uma função muito valiosa como de qualquer outro funcionário e pode passar do estágio para um programa de trainee e rapidamente chegar a um cargo de chefia.

3. A culpa é sempre do estagiário, mesmo quando, de fato, não é

Entenda uma coisa simples e objetiva: mesmo que o erro tenha sido cometido pelo profissional mais experiente do setor, nos corredores irão comentar que a culpa foi do estagiário. Aceite a brincadeira e leve na esportiva.

4. Esse é o momento de aprender

Alguns jovens reclamam quando mudam sua função no estágio, mas essa é justamente a parte boa. Um estágio bem aproveitado é aquele em que o estudante tem o máximo de contato com diferentes áreas, atribuições e projetos da empresa.  Isso vai contribuir muito para o seu desenvolvimento profissional.

5. Os hábitos da faculdade devem ficar na faculdade

Chegar atrasado para pegar a segunda aula é comum na faculdade, e muitos professores nem ligam, mas no trabalho atrasos sequentes não são toleráveis. Se você quer mostrar comprometimento, chegue antes, se for o caso, mas não chegue atrasado, combinado?

6. Conciliar a balada durante a semana e o estágio é para os fortes

Sair de balada de terça a domingo é bom, né? É… Contando que no dia seguinte você esteja de pé no horário certo e disposto a ir trabalhar. Nada de desculpas para justificar suas faltas. Estágio é compromisso.

7. Todo cuidado com as redes sociais é pouco

Está aí uma linha tênue: trabalho e redes sociais. Em algumas empresas, elas são bem vindas e até utilizadas como ferramenta de trabalho, mas em outras são proibidas. E mesmo que sejam liberadas, é preciso usar com moderação. Não vale ficar atualizando status e interagindo com os amigos durante o trabalho.

Também é preciso atenção ao que vai postar na sua página pessoal. Muitas empresas ficam de olho. Falar mal do local onde trabalha ou dos chefes nem pensar. Isso pode comprometer uma possível efetivação.

Se você está em busca de um estágio, a Nestlé está selecionando jovens para seu programa de estágio, que visa atrair e reter talentos para futuras posições dentro da empresa. A duração do programa é de 1 a 2 anos.