Advogados e ativistas promovem debate pela defesa dos animais

Sociedade Vegetariana Brasileira quer privilegiar o enfoque político e jurídico do direito animal

Nos dias 29 e 30 de agosto, a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) realiza, em Brasília, um encontro que tem como objetivo reunir subsídios político-jurídicos na luta em defesa dos animais. Organizado em parceria com a Comissão de Direitos Humanos da OAB-DF, o evento dá atenção especial à realidade dos animais criados para consumo – principalmente, para produção de carnes, laticínios e ovos.

As inscrições para o evento são gratuitas e devem ser feitas também pelo site. As vagas são limitadas.

Ao primeiro encontro deste tipo no país, estão confirmadas personalidades como o ex-presidente do Superior Tribunal Federal (STF), Carlos Ayres Britto, o ex-senador Ulisses Riedel (PSB-DF), da Presidente do Partido Pelos Animais da Holanda, Marianne Thieme, do coordenador-geral da Comissão de Direitos Humanos da OAB-DF, Ulisses Borges de Resende.

Evento prioriza a realidade dos animais criados para o consumo humano
Evento prioriza a realidade dos animais criados para o consumo humano

A partir de experiências de sucesso internacionais, os participantes tentarão reunir subsídios para fortalecer os campos do direito e da administração pública em defesa dos animais ditos “de produção”. Um dos organizadores do evento, Ulisses Borges de Resende, diz querer ampliar a atuação do judiciário e dos profissionais da área do direito para que animais tradicionalmente criados para o abate passem a ter a mesma consideração do que animais domésticos.

Veja um vídeo em que um cão e uma vaca fazem amizade, apesar de estarem separados por um cercado.