Amigos criam produtora de áudio e fazem a maior parte do trabalho em casa

Por: Catraca Livre

Felipe Junqueira e Samuel Ferrari, ambos de 28 anos, resolveram inovar e criar a mdois, produtora de áudio com estações de trabalho em suas próprias casas. Quando a empresa recebe maior demanda ou projetos grandes eles alugam estúdios. “Você consegue fazer grande parte da pré-produção e criação numa estação de trabalho mais simples”, conta Junqueira.

Segundo Ferrari, eles usam os estúdios para gravações que precisam de qualidade maior ou de finalização mais apurada. Esse modelo que a produtora segue, de ser menor, com trabalhos parte dos projetos sendo feitos em casa é ainda raro nesse ramo no mercado brasileiro.

Os maiores trabalhos deles na mdois foram à abertura da final do Circuito Brasileiro de League of Legends, para oito mil pessoas no Maracanãzinho com orquestra de 30 músicos, a abertura do programa Adotada da MTV e o seriado Felizes Para Sempre da O2 Filmes, de Fernando Meireles para a Globo, que estreia no começo do ano que vem. Neste último, os dois desempenham a função de music editor, isto é, fazem a ponte entre o compositor e o diretor do filme.

Além desses projetos, Ferrari e Junqueira produziram outros na produtora em que eles trabalhavam, antes de criarem a empresa. Nela, Ferrari participou da trilha sonora do documentário do Senna, de Asif Kapadia, dos filmes A Hospedeira, de Andrew Niccol, e O Acordo, de Ric Roman Waugh. Já Junqueira participou da produção musical dos filmes Entre Nós, de Paulo Morelli, A Busca, de Luciano Moura, o seriado Destino São Paulo, da HBO e o show brasileiro da final das Olímpiadas de Londres, em 2012.

Felipe Junqueira e Samuel Ferrari abriram a mdois há noves messes – Foto: Daniella Monaco

Music editor

A profissão music editor é pouco conhecida no Brasil. “Nós estamos meio que inaugurando”, diz Ferrari. Nos mercados maiores, lá fora, essa função existe há bastante tempo. Ele entra no começo do processo, ajudando a criar o conceito musical.

“Ele faz tipo uma pesquisa musical”, conta Junqueira. De acordo com Ferrari, o music editor faz essa pesquisa junto ao diretor do filme para chegar a um conceito. Assim, esse conceito já vai para o compositor mais ou menos pronto, serve como um mapa e economiza dinheiro e tempo, pois agiliza todas as partes.

mdois
“Fazemos música para imagem”, afirma Ferrari. Segundo Junqueira, eles vieram de um background de conteúdo, que é a parte de trilha sonora de cinema e games. Então, eles tentam passar esse conteúdo para a publicidade, por mais que seja difícil. “Isso diferencia o nosso trabalho”, declara Ferrari. Ele diz que a narrativa que a mdois faz para a publicidade é mais clara, mas condensada por causa do tempo. Enquanto a trilha sonora de cinema tem mais espaço para criar uma história.

Ferrari e Junqueira são responsáveis por compor, gravar, editar, mixar, sonorizar, finalizar e fazer o design dos trabalhos da produtora. Dependendo do trabalho e do seu tamanho, eles contratam outros compositores e músicos, agregam equipe. “Nós não tocamos todos os instrumentos nem queremos”, diz Junqueira.

“O nosso principal trabalho é a criação”, conta Ferrari. As trilhas sonoras são compostas de acordo com o que o cliente quer, elas traduzem o desejo do diretor do filme. “Nós exigimos o melhor de nós mesmos”, relata Ferrari. Ele ainda diz que eles não gostam e não querem fazer algo de qualquer jeito ou meia boca.

O nome da empresa, mdois, vem dos rolos de projetos de filmes, cada rolo de música para filmes é chamado de “m” e é numerado, por exemplo, m1-1 (rolo um e música um), m6 – 24 (rolo seis e música 24). Também, mdois remete a dupla.

Dupla

Os dois sócios são do interior paulista, Junqueira é de São José dos Campos e Ferrari, de Amparo. Eles escolherem São Paulo para morar porque é onde está o melhor mercado de trabalho e se conheceram em 2005, cursaram por quatro anos música na Unicamp. A mdois foi criada há nove messes, antes disso, eles tiveram uma empresa com outro sócio, que não deu certo.

Segundo ele, no negócio não há uma divisão de quem faz o que, porque depende do dia e o que tem para ser feito. Um amigo dos dois, consultor financeiro, os ajudou a ver as claras e reais para a empresa. Recentemente, a mdois teve sua identidade visual refeita.