Conferência que celebra o fracasso dos negócios vira sucesso nos EUA

Feira já foi levada para o Brasil, Japão, Irã, Arábia Saudita e Israel

Ouvir histórias de pessoas que haviam se dado mal nos negócios foi o que levou Cassandra Phillips a criar uma a FailCon, conferência que dedica um dia inteiro à celebração ao fracasso, em São Francisco, há cinco anos.

Sucesso de público, o evento aconteceu nos quatro anos seguintes, atraindo centenas de pessoas ligadas à área de tecnologia e empreendedores consagrados do Vale do Silício para debates de diversos assuntos, como “Como se portar quando tudo sai dos trilhos”.

70% a 80% das startups não atingem o resultado financeiro previsto

O sucesso da FailCon criou um dilema para Phillipps. As conferências lotavam, reunindo a cada edição 400 a 500 pessoas que pagavam de US$ 100 a US$ 350 cada uma.

A FailCon atraiu grandes patrocinadores, como Amazon Web Services e Microsoft. Phillips contou que a conferência era financeiramente rentável, mas que a adesão do setor ao fracasso havia crescido além da capacidade do seu formato.

Os números do fracasso

De acordo com pesquisa divulgada pela Escola de Administração de Harvard, 30 % a 40% das start ups financiadas por investidores gastam quase todo capital investido. Desde então, Cassandra começou a a licenciar a FailCon para produtores de outros países, incluindo Brasil, Japão, Irã, Arábia Saudita e Israel. Em Toronto, uma empresa chamada Fail Forward dá consultoria a empresas que desejam aprender com o fracasso alheio.

Ela pretende reformular a FailCon, possivelmente adotando oficinas menores e mais interativas. Se chamará FailCon 2.0 deve estrear em outubro de 2015.

Com informações do jornal Folha de S. Paulo