Conselho de Enfermagem critica série ‘Sob Pressão’: “equivocada”

A série, que há duas semanas estreou na Rede Globo, retrata a rotina de um hospital público

Série que retrata dia a dia em hospital público estreou há duas semanas, na Rede Globo
Série que retrata dia a dia em hospital público estreou há duas semanas, na Rede Globo

Post atualizado:  em nota, o departamento de Comunicação da emissora se manifestou sobre o assunto:

“Sob Pressão’ é uma obra de ficção e retrata o dia a dia conturbado de uma emergência de um hospital público do subúrbio do Rio de Janeiro, apresentando casos inspirados em fatos reais. Além de levar entretenimento ao público, a série busca levantar o debate sobre a saúde e temas sociais que estão ligados aos principais casos que lotam os hospitais públicos do país.

Na trama, apresentamos um time composto por médicos de diferentes especializações, além de enfermeiros e técnicos de enfermagem – estes representados pelas personagens fixas Jaqueline (Heloisa Jorge) e Kelly (Talita Castro)”. 

A série Sob Pressão, que há duas semanas semanas estreou na Rede Globo, e retrata a rotina da saúde pública brasileira, se tornou alvo de críticas no Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo.

A reivindicação, divulgada em carta aberta, criticou a abordagem do programa que, segundo o grupo, centraliza “todo o protagonismo da assistência na figura dos médicos”.

“A emissora transmite uma imagem equivocada sobre a dinâmica das equipes de atendimento, menosprezando profissionais elementares no cuidado prestado à população”, ressalta.

“Esperamos que a emissora e os produtores da série Sob Pressão reavaliem a ótica adotada na formulação da trama, retratando fielmente o papel e a importância de cada profissional nas equipes de saúde e atribuindo à enfermagem a devida valorização e reconhecimento”, concluiu a carta. Veja aqui.