Integrado e colaborativo: como será o escritório do futuro

Conteúdo divulgado em parceria com o site 99 Jobs

Por: Redação - 99Jobs Comunicar erro

Como será o escritório no futuro?

A Plusnet, um provedor de serviços de Internet no Reino Unido, entrevistou uma dúzia de futuristas e especialistas em design de escritório sobre como será o ambiente de trabalho em 2030.

O consenso é que os espaços de trabalho em geral se tornarão mais flexíveis (para acomodar diferentes tipos de funcionários), mais colaborativos e mais naturais.

Há uma tonelada de pesquisas mostrando que funcionários são mais felizes e mais produtivos quando expostos à natureza. Assim, as organizações buscam cada vez mais incorporar a luz natural sempre que possível no ambiente de trabalho.

“Eu acho que em 10 anos o que está atualmente no escritório vai parecer muito mais com o que está fora do escritório”, diz Scott Lesizza, fundador da Workwell Partners. “Nós já estamos começando a ver isso com biofilia, a ideia de que os seres humanos têm um instinto natural de querer estar mais perto da natureza. Ao aumentar a luz natural do sol, trazendo plantas, árvores e flores ao local de trabalho, estamos replicando o que é, naturalmente, um ambiente menos estressante e mais produtivo”.

Como seria de esperar, os escritórios serão cada vez mais tecnológicos. “3D, hologramas, realidade aumentada e outras tecnologias de imersão permitirão a comunicação remota totalmente interativa”, diz o futurista Glen Hiemstra.

William Higham, outro futurista, prevê que as hierarquias corporativas tradicionais e estruturas de departamento quebrarão. E que os escritórios se tornarão cada vez mais horizontais. “Haverá menos departamentos e mais ambientes. Você não irá, digamos, para o departamento de marketing. Você vai para Workshopping, ou a área de silêncio, dependendo de suas necessidades”, diz ele. “Quanto mais somos capazes de personalizar a nossa tecnologia pessoal com fotos e telas, menos nos preocupamos em ter um espaço e mais abraçamos a liberdade”.

Owen King, da consultoria Unwork, diz que a tecnologia irá eventualmente permitir-nos ser menos distraídos e mais focados. “As tecnologias Wearable vão acabar com o ciclo de constantes interrupções de e-mails, telefonemas e colegas. Monitorando os nossos níveis de concentração, estes dispositivos podem esperar por nós para entrar no fluxo de uma tarefa antes de filtrar as comunicações mais importantes”, diz.

E, claro, a tendência será de impedir que os trabalhadores fiquem sentados o tempo todo. “A próxima etapa da evolução do escritório será o local de trabalho sem cadeiras”, diz Mona Kovacheva, gerente de desenvolvimento de negócios da eOffice.

No futuro, a ênfase será o bem-estar. “Com a tecnologia avançada, o empregado futuro será capaz de incorporar fitness e vigilância da saúde em seu dia de trabalho e não apenas durante os intervalos”, finaliza Neil Shah, fundador de uma ONG que combate o estresse em ambiente de trabalho.

Fonte: FastCoexiste


Compartilhe:

1 / 4
1
05:08
Como é trabalhar num filme ou série para a TV?
Você sabe como é estar numa produção de filme ou série? Em parceria com a EBAC, fomos conversar com profissionais …
2
01:38
Cachorros no escritório melhoram o ambiente de trabalho
Ambiente de trabalho saudável, acolhedor, com redução de estresse e melhora de relacionamento entre a equipe são os benefícios que …
3
01:20
5 dicas para ser um freela bem sucedido
Existem vários pontos positivos em atuar como freelancer no mercado. Mas, para conseguir ser bem sucedido nessa carreira é preciso …
4
01:36
5 mudanças da reforma trabalhista
Confira o que mudou na relação entre trabalhador em empresa com a aprovação da reforma trabalhista. Gostou? Deixe um like e …