Jovem de Uganda é exemplo de empreendedorismo social

Com 25 anos, Charles Batte criou uma fazenda autossustentável e um centro médico comunitário

O jovem Charles Batte cresceu ouvindo nas rádios de Uganda incontáveis pedidos de pessoas que tinham doenças graves e precisavam de dinheiro para fazer o tratamento na Índia ou nos Estados Unidos. Foi assim que fixou uma ideia em sua cabeça: ajudar os necessitados. Considerando o fato de que Batte hoje tem uma fazenda autossustentável que beneficia mais de 50 pessoas e um sistema de saúde comunitário para atender famílias socialmente vulneráveis, pode-se considerar que ele cumpriu seu objetivo.

Batte cuida de grãos de milho em sua fazenda
Batte cuida de grãos de milho em sua fazenda

Batte ainda é um estudante de medicina na Universidade de Mareke, fruto de uma bolsa de estudos conquistada por uma carreira escolar exemplar. Mas seus feitos já foram reconhecidos pela Your Big Year, competição que escolhe um empreendedor social para passar um ano viajando pelo mundo e conhecendo outras iniciativas semelhantes a sua.

Ele começou poupando uma parte dos US$15 que recebia por mês trabalhando como mecânico. Em seguida, com mais três fazendeiros, passou a plantar feijão em um terreno herdado pelo avô no distrito de Mpigi. Com cada pessoa produzindo e vendendo seus produtos, a fazenda foi crescendo até que atingiu a marca de 50 trabalhadores. Nesse tempo, ganhou uma biblioteca e uma clínica de atendimento médico com preços acessíveis para a comunidade. A próxima meta e juntar um número de professores suficientes para montar uma escola.

Com 25 anos recém-completados, ele se empenhou  em ensinar às pessoas como lidar com pequenos capitais para gerar emprego e saúde. Para Batte, o conceito de “sucesso” é sempre fazer algo que mude a vida das pessoas, para que elas cresçam e se desenvolvam.

Por Redação