Loja virtual faz ponte entre produtores e consumidores de alimentos orgânicos

Por: Redação

“Para mim eram duas coisas separadas: ganhar dinheiro, ou ajudar o mundo”. A convicção caiu por terra quando Diogo Pires foi apresentado ao conceito de negócio social e conheceu a Sementes de Paz, loja virtual de entrega de alimentos orgânicos. A identificação com o projeto foi imediata, e Pires, formado em engenharia de produção e com pós-graduação em administração, se tornou o 4º sócio da Sementes. A proposta é simples e direta: melhorar a alimentação e a vida de todos por meio do comércio justo de alimentos cultivados de maneira ecológica, sem agrotóxicos.

Com formação focada em negócios e experiência nas indústrias de bebidas e automotiva, Pires trabalhava em uma empresa de consultoria quando decidiu abandonar o mundo corporativo. “Comecei a repensar em por que acordava de manhã, em qual era meu real sonho”, conta. Por meio da Artemísia (organização de negócios sociais), conheceu os dois fundadores da Sementes, os irmãos e sociólogos Omar e Guillermo Haddad, e o outro sócio, Mauro Romano, também de perfil empresarial.

Natalino, agricultor, e Omar Haddad, fundador da Sementes

A Sementes de Paz não se diferencia apenas por vender comida livre de agrotóxicos. Os alimentos são comprados de pequenos produtores do estado de São Paulo, privilegiando a economia familiar da região e garantindo o frescor dos produtos. São também os agricultores que recolhem a maior parte do preço pago pelos consumidores. Nas notas fiscais da Sementes, o destino do valor dos alimentos é discriminado, especificando quanto vai para os produtores, custos com distribuição, impostos e para a própria empresa. Como cada alimento requer cuidados próprios, as porcentagens variam, mas, em média, são de 56% (produtores), 20% (distribuição), 10% (impostos) e 14% (Sementes).

Segundo Pires, a empresa já atingiu estabilidade financeira com as vendas. Nos últimos meses, os proprietários foram apresentados a investidores, que devem ajudar a ampliar o alcance na capital, para depois partir para novos mercados. Além da entrega a domicílio, que pode ser encomendado por internet e telefone, é possível comprar produtos da Sementes de Paz na barraca da empresa na feira de orgânicos do Ibirapuera, que acontece aos sábados, das 7h às 13h.