O que falta pra sua empresa dar certo? Entenda o conceito de “Investidor Anjo”

por: Sandra Carolina Amaral, aluna do Centro Universitário Senac

É comum empreendedores terem uma boa ideia de negócio, mas não terem capital para investir. Se sua empresa tem perfil inovador, ela pode ser interessante para este tipo de investimento. O investidor-anjo é uma pessoa física que procura por empresas nascentes com alto potencial de crescimento e retorno, como as startups.

O investimento anjo recebe este nome porque combina capital com experiência e rede de relacionamentos. Além disso, o investidor-anjo costuma ter uma participação minoritária na empresa, ou seja, não possui uma posição executiva, contribuindo mais como um conselheiro ou consultor. Este investimento costuma ser feito por 2 a 5 investidores para diluir os riscos e dividir as responsabilidades.

Para o investidor-anjo, aplicar de 5 a 10% do patrimônio é irrisório, mas para sua empresa em crescimento isso pode significar muito. E não é só o empreendedor que ganha, pois a sociedade tem retorno com a geração de empregos e fonte de renda. Apple,Facebook e Google são exemplos de startups que contaram com investimento anjo.

Uma pesquisa realizada pela Anjos do Brasil (2015), identificou o ramo de interesse dos investidores, confira: novos aplicativos (56%), saúde e biotecnologia (44%), educação (38%), entretenimento (35%), e moda ou alimentação com 13%. A Anjos do Brasil e a Angel club são exemplos de investidores anjo.

Confira alguns cases de sucesso abaixo: