Pesquisa indica São Paulo como a melhor cidade para startups na América Latina

Por: Redação

São Paulo foi eleita o melhor ecossistema para a criação de startups de tecnologia na América Latina, segundo o estudo Global Startup Ecosystem Ranking 2015, divulgado pela Compass, companhia desenvolvedora de software especializada no tema desde 2012.

No contexto global, a capital paulista aparece na 12ª posição, enquanto no ranking anterior, divulgado em 2012, a cidade estava em 13º lugar. Além disso, a cidade foi a única cidade da América Latina classificada pelo estudo, que mapeou os 20 melhores ambientes para o desenvolvimento de startups no mundo.

No contexto global, São Paulo aparece na 12ª posição
No contexto global, São Paulo aparece na 12ª posição

Encabeçam a lista o Vale do Silício, Nova York e Los Angeles, todos nos Estados Unidos. São Paulo está à frente de cidades de países desenvolvidos, tais como Sidney (16ª), Vancouver (18ª) e Amsterdam (19ª). O ranking excluiu cidades e ecossistemas de China, Taiwan, Japão e Coreia do Sul por conta da barreira da língua.

As cidades foram avaliadas segundo os quesitos performance, disponibilidade de capital, alcance de mercado em relação ao PIB local e mercados internacionais, custo e disponibilidade de talentos técnicos e experiência – este último marcado pelo relacionamento com startups de sucesso ou pela presença de mentores ou fundadores com experiência anterior no setor.

Entre os pontos fortes do ecossistema de São Paulo, estiveram a performance das startups, a disponibilidade de capital e o alcance de mercado. De acordo com a pesquisa, o sucesso de iniciativas como Dafiti, Netshoes e EasyTaxi têm inspirado empreendedores a reconsiderar o tradicional plano de carreira corporativa. Confira o estudo na íntegra.