Pesquisadores descobriram os 5 elementos do trabalho dos sonhos

Um estudo feito em Oxford revisou duas décadas de pesquisas sobre as causas de uma carreira satisfatória, com base em mais de 60 análises. Como resultado, os pesquisadores encontraram cinco ingredientes-chave que compõem um trabalho dos sonhos.

Diferente do que eles esperavam, o salário tem um peso leve na balança da satisfação e felicidade no trabalho. E a ideia, segundo eles, também não é tão simples como “seguir sua paixão”.

Na verdade, seguir uma paixão pode levar o profissional a errar, segundo os pesquisadores.  Para ilustrar isso, eles usam dois exemplos. Quando mais jovem, Steve Jobs era apaixonado pelo Zen Budismo e nem sonhava em enveredar-se pelo mundo da tecnologia. Já Condoleezza Rice era uma musicista clássica talentosa antes de começar a estudar política.

Então, de acordo com o estudo, em vez de seguir a paixão, o caminho é desenvolver essa paixão e ficar bom naquilo que se propõe a fazer. Assim, naturalmente, o profissional acabará fazendo o que ama.

Confira os 5 ingredientes que, segundo o estudo,  incidem diretamente sobre a satisfação no trabalho:

1. Trabalhar com algo que você domine e seja bom fazendo

Ter conhecimento, dominar habilidades e acreditar que faz bem uma determinada função são características que estão associadas a uma maior motivação. Enquanto o contrário, deixa o funcionário mais suscetível ao estresse.

2. Ocupação que ajude outras pessoas

Se você ajuda os outros através de seu trabalho, é provável que você experimente um maior senso de significado e propósito. Significado e propósito são dois dos componentes da teoria do bem-estar.

 3. Engajamento

Um trabalho que permita variedade, sensação de realização, autonomia, senso de contribuição e que dê ao funcionário um feedback de desempenho.

 4. Presença de colegas colaborativos

Relacionamentos são um componente-chave para uma vida plenamente satisfatória em quase toda teoria das necessidades humanas e do bem-estar. No trabalho não é diferente.

5.Trabalho que preencha as necessidades básicas

Fatores como pagamento justo, horas trabalhadas razoáveis, proximidade com a casa e estabilidade no emprego também contribuem para satisfação.