Plano de comunicação do Catraca Livre é elaborado por um grupo de universitários

Por: Redação Comunicar erro

A cidade na sua mão. Esse foi o slogan criado por um grupo de estudantes universitários para orientar as ações de marketing do Catraca Livre nos próximo anos. A ideia surgiu num TCC elaborado por alunos da faculdade de Publicidade e Propaganda da Faap, que decidiram fazer um trabalho diferente dos convencionais, voltados para grandes empresas.

Slogan Catraca Livre

O plano de comunicação logo foi incorporado pela equipe do site, pois sintetizou com precisão a idéia de que a cultura está em todos os lugares e todos os lugares estão no Catraca Livre. Os responsáveis pela façanha foram Bruno Rocha 25, Paulo Henrique Martins 23, Diogo Seadon 23, Cristopher Mayer Loos, 24, Stéfano Chiabrando 23, Rodrigo Lorio, 23 e Marcos Dimenstein, 23.

Para começar, foi feito um levantamento das origens do site. O Catraca Livre nasceu da constatação de que jovens universitários não aproveitavam como poderiam os equipamentos culturais no entorno das faculdades.

Rapidamente o veículo atingiu estudantes das classes A e B que passaram a utilizá-lo como guia e referência. Partindo desse princípio nada mais natural do que tentar expandir o seu alcance para o público das classes C e D.

Uma análise inicial revelou que na cidade de São Paulo existia uma grande quantidade de atividades culturais gratuitas ou a preço popular, e que não havia um veículo de comunicação dedicado a divulgá-las. Em pouco tempo o projeto ganhou parceiros e financiadores, o que possibilitou ampliar a proposta para toda a região metropolitana.

O cenário econômico também se mostrou propício. Com o crescimento da economia brasileira o acesso à internet aumentou, especialmente na classe média. O grupo de estudantes levantou que nos últimos quatro anos o mercado de internet no Brasil teve o impressionante crescimento de 113%. O número de usuários no país chegou a 67,9 milhões em 2010, segundo o IBOPE.

Slogan Catraca Livre - divulgação

De acordo com uma outra pesquisa do DataPopular sobre hábitos culturais na cidade de São Paulo, 31% das pessoas de classe C e D não frequentam eventos culturais porque não ficam sabendo, contra 22% da classe B e 16% da classe A. Pensando nisso o grupo de estudantes definiu como objetivo do site e como ponto central de sua estratégia de marketing a intensificação do acesso à cultura e à educação, entendendo a cidade como um espaço de aprendizado.

O resultado de todo esse trabalho poderá ser acompanhado ao longo do ano que vem, quando o novo slogan será oficialmente lançado e as formas criativas e inusitadas de divulgação começarão a tomar conta da cidade. Por enquanto, confira o conteúdo do site, afinal de contas, é Catraca Livre.

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