Precisa se organizar? Saiba definir sua metodologia de trabalho

Quantas vezes você se sentiu perdido, sobrecarregado pelas dúvidas, prazos de entrega e tarefas nas quais precisa trabalhar?

Tudo isso é muito comum quando começamos a trabalhar freelance, mas poderia ser evitado facilmente seguindo uma metodologia de trabalho; ou seja, definindo cada um dos passos a seguir em um projeto antes de começar a trabalhar, pois ajuda a entregar resultados melhores, assegurando que o cliente fique satisfeito.

Como organizar tarefas
Como organizar tarefas

De freelancer para freelancer :D, aqui vão as dicas da Workana, maior plataforma de Trabalho Freelance Independente da América Latina:

Como definir a sua metodologia de trabalho

  1. Defina o trabalho

Há um ditado que diz: “se você não sabe aonde vai, é provável que nunca chegue”. E o mesmo acontece quando você começa a trabalhar em um projeto, já que se não sabe exatamente o que deve fazer, você dificilmente poderá entregar um excelente resultado para o seu cliente.

É por isso que o primeiro passo ao ganhar um projeto é definir detalhadamente as tarefas que precisa realizar, estabelecer os temas, os passos a seguir e os resultados a entregar. Antes de começar a trabalhar, faça uma lista ponto a ponto sobre o trabalho que vai realizar e peça ao seu cliente que confirme, para assim ter uma lista checada duas vezes, o que dá mais segurança.

  1. Crie um cronograma de trabalho

Criar um cronograma ou calendário de trabalho não é útil somente para definir e fixar o que será feito a cada dia e quanto tempo será dedicado a cada tarefa até completar o projeto, mas também permite prever possíveis atrasos e ajustar as datas para que não haja problemas com os deadlines.

Uma vez que você saiba detalhadamente em quê consiste o projeto e quais são os prazos de entrega, crie um calendário que mostre os dias de trabalho, que inclua quais tarefas realizará por dia e que contemple imprevistos, para que isso não influencie na entrega do projeto.

  1. Trabalhe por etapas

Qualquer projeto, não importa qual seja o seu tamanho, deveria ser dividido em pequenas etapas, subtarefas ou metas para que o cliente aprove cada passo e você possa continuar avançando em função do seu feedback.

Por exemplo, se você precisa entregar um site, envie primeiro uma pequena amostra; se você precisa escrever dez artigos para um blog, envie primeiro um como referência e depois continue com os outros nove; e se precisa criar um blog, mostre primeiro um esboço ao seu cliente.

  1. Comunique-se muuuuito com o cliente

A comunicação com o cliente deveria ser uma obrigação ao longo de todo projeto. Ainda que as datas de entrega estejam claras, as tarefas a desenvolver estejam definidas e as etapas para entregar resultados estejam fixadas, continuar se comunicando com o cliente e mantê-lo informado dos nossos avanços é importante e deve ser feito sempre, inclusive se o trabalho estiver pronto. Isso gera segurança e confiança e, além disso, se a comunicação sempre for eficiente e fluida, é provável que sejam mais compreensivos diante de algum problema.

Comente que você fez tais avanços, que prevê entregar o trabalho dois dias antes prazo do estabelecido, que teve novas ideias, que amanhã lhe entrega material novo… Tudo o que você criar e que puder contribuir, compartilhe.

Ainda não é freelancer? Comece a trabalhar hoje mesmo!