Projetos com chances de mudar o mundo vencem programa de incentivo

Promovido pela Braskem

Depois de receber mais 150 inscrições com as mais variadas ideias de negócios de impacto social e que utilizam o plástico como matéria-prima, a Braskem anunciou os dois vencedores do seu programa de aceleração de startups, o Braskem Labs.

Uma das criações premiadas foi o ColOff®, revestimento de assento sanitário que serve para coleta de material biológico. Além de evitar erros diagnósticos, a invenção diminui os riscos de contaminação da amostra e do paciente.

A ideia nasceu depois que a mãe da instrumentadora cirúrgica Carolina Fagundes foi diagnosticada com câncer colorretal. “Ela precisou desenvolver esse dispositivo porque ela não encontrou nada no mercado”, conta Eliezer Dias, empreendedor à frente do ColOff® e marido de Carolina.

O outro projeto vencedor foi o B-Rap, caixas de plásticos vazadas, que substituem estruturas de concreto usadas na construção civil. O objetivo é fazer o armazenamento seguro e barato de águas pluviais, viabilizando o escoamento ou reaproveitamento.

“A ideia surgiu da necessidade da nossa indústria que estava à beira de fechar por falta d’água. Então, a gente criou uma solução onde é possível reter a água e, ao mesmo tempo, evitar as enchentes que atrapalham tanto as vidas”, explica Marcio Yamin El Bayeh.

Ao longo de 45 dias, as duas invenções participaram de um processo de mentoria com mais outros 17 projetos finalistas, que também propunham soluções inovadoras, sustentáveis e de impacto para segmentos como moradia, saúde, educação e agricultura.

Durante esse período, os empreendedores puderam aprimorar seu modelo de negócios e aprofundar seus conhecimentos sobre finanças, vendas, marketing e outros assuntos. A avaliação individual do empreendedor e o potencial de mercado foram alguns dos fatores que determinaram os dois vencedores.

No dia de encerramento do programa Braskem Labs, todos os participantes tiveram a oportunidade de apresentar seus projetos a investidores, empresas e entidades.

Para conhecer todos os projetos participantes do Braskem Labs, acesse www.braskemlabs.com.