Startup: “Pivoto Logo Existo”

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Créditos: Henrique Peixoto
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Em “Do Sonho a Realização em 4 Passos”, Steve Blank discute o processo de Desenvolvimento de Clientes .[/img]

Cada vez mais ouvimos falar de eventos e iniciativas voltados para as startups. São tantos que, às vezes, nos perguntamos se realmente há espaço para novos negócios. Mas a dúvida maior não é essa. A questão é como minimizar o risco ao lançar um empreendimento?

Nessa linha, a dica de hoje é um livro “Do Sonho a Realização em 4 Passos”, de Steve Blank. Nesse livro o autor reflete e questiona o processo de Desenvolvimento de Clientes (Customer Developement).

O autor sugere que antes de lançar uma empreitada nova você deve prototipar ou como ele descreve no livro: pivotar. “A empresa vai ao mercado pedir a potenciais usuários, compradores e parceiros sua opinião sobre todo e qualquer elemento do Modelo de Negócios, incluindo características do produto, preço, canais de distribuição e estratégias econômicas de aquisição dos clientes. Com base nesses subsídios colhidos, deve se rever as hipóteses e iniciar novamente o ciclo, até que seja criado um produto com aderência no mercado. Durante todo esse processo é tido o zelo pela agilidade e velocidade”, escreve Blank .

Isso é pivotar, prototipar, testar. Não é novo, mas no momento em que vivemos é um choque na realidade dos negócios.
Em um esquema visual, o que ele disse pode ser representado da seguinte forma: