Uma cidade sustentável pode começar dentro dos condomínios

A melhoria na qualidade de vida e a diminuição do impacto ambiental causado por um agrupamento de pessoas podem começar dentro de casa, ou melhor, dentro dos condomínios. Foi pensando nisso que o engenheiro Marcelo Amorim criou a Viva Condomínios, uma empresa que tem como objetivo modificar o dia a dia de quem vive nessas pequenas comunidades urbanas.

Tudo começou quando Marcelo resolveu assumir um novo desafio em sua vida. Ele se tornou síndico do prédio onde morava. Durante sua gestão implantou uma série de novidades como um espaço para compostagem, coleta seletiva de lixo, além de reuniões e eventos para promover a interação entre os moradores.

A iniciativa foi tão bem sucedida que Marcelo decidiu levar sua experiência para outras pessoas. Criou a Viva Condomínios, empresa que atualmente atende 30 endereços e acaba de fechar um contrato para atender mais 100.

Para implantar as mudanças propostas, o engenheiro aproveitou a experiência de comunicação interna que adquiriu ao longo de anos trabalhando em grandes empresas como Credicard, Santander e HP. Utilizou internet, redes sociais e deu uma cara nova para o bom e velho mural do condomínio.

Esses espaços foram utilizados para divulgar notícias internas, a programação cultural da região e serviços básicos como, chaveiro, lavanderia e sapateiro. A Viva Condomínios tem acesso a um numero tão grande de pessoas que com o tempo começou a ser procurada por empresas interessadas em investir no projeto em troca da divulgação no sistema interno de comunicação desenvolvido por Marcelo.

Glass is Good

Um exemplo disso foi a parceria com a Smirnoff que surgiu a partir do projeto Glass is Good, baseado na Lei de Resíduos Sólidos, que responsabiliza as empresas pelo resíduo gerado por seus produtos, no caso o vidro.

A marca de vodka vai oferecer eventos para os condôminos, investir no projeto, intermediar a relação com as cooperativas que recolhem o que é descartado e, em troca, receberá dados sobre a quantidade de vidro no lixo dos condomínios. A Viva também vai retribuir com a conscientização dos moradores quanto à importância da reciclagem desse tipo de material.

Responsabilidade Social

Outro braço do trabalho desenvolvido pela Viva Condomínios é a divulgação de entidades que desenvolvem algum trabalho social. Ao apresentar a proposta para novos clientes, Marcelo oferece um mês de gestão gratuita em troca da oportunidade de apresentar o trabalho de uma entidade da região aos condôminos.

A experiência foi bem sucedida na Vila Leopoldina onde moradores de 30 prédios associados à Viva Condominios organizaram e coordenaram a segunda etapa do Circuito Queima do Alho no CEAGESP. O evento reuniu cerca de 8000 pessoas com o objetivo de arrecadar verba para seis meses de funcionamento da Associação Nossa Turma. Criada por Manuel da Silva, o Manelão, a Associação oferece atendimento educativo e reforço escolar para mais de 200 crianças e adolescentes.

Leia a história de Manelão na íntegra na coluna de Gilberto Dimenstein para a Folha de S. Paulo.

Clara Caldeira

Por Clara Caldeira

Jornalista, escritora e pesquisadora, especialista em gênero e meio ambiente. Apaixonada por literatura e pelas artes oraculares, está sempre em busca de formas de conectar seus estudos e suas paixões.