Com série de fotos, mãe mostra que não existe ‘coisa de menina’

Para mostrar que não existe “coisa de menino” e “coisa de menina”, a fotógrafa Kirsten McGoey criou uma série inspiradora. Com retratos de seu filho do meio, de oito anos, que gosta de jogar futebol, mas é ainda mais apaixonado pela dança, ela começou o projeto A Boy can do to (“Meninos também podem”, em tradução livre). Kirsten, quando garota, gostava de coisas consideradas “de menino”, e por isso se sensibilizava bastante com questões ligadas à estereótipos de gênero.

A partir da preferência do filho por atividades consideradas “de menina”, Kirsten conta que chegou a questionada se não se preocuparia com a possibilidade de seu filho ser gay por gostar da cor rosa ou de dançar. “Não consigo nem entender como associam essas coisas, mas sei que esse projeto precisa se esforçar para convencer as pessoas que ainda se prendem a esse ponto de vista”, diz. A partir da experiência de seu filho com a dança, percebeu que meninos também passavam por esse tipo de preconceito e começou o projeto.

Depois que divulgou as primeiras imagens, logo conheceu casos de outros meninos que sofreram julgamentos por causa de seus gostos. Para o projeto, além de fotografar os meninos fazendo suas atividades preferidas, ela também faz entrevistas com eles para entender as coisas pelas quais eles passam. Por exemplo: meninos mais velhos com quem conversou contaram sobre experiências negativas de deixarem seus hobbies de lado por causa das pressões. “Gosto de aproveitar para ajuda-los a ver a importância que eles têm para inspirar os mais novos, de mostrar como eles têm uma mensagem importante para compartilhar”.

Confira algumas fotos do projeto:

Leia também:

Com informações de Hypeness.

1 / 2
1
02:01
As mentiras sobre as vacinas matam
Dr. Gonzalo Vecina, médico e fundador da Anvisa,  fala sobre as mentiras sobre as vacinas e o quanto o calendário …
2
05:29
Como o estresse interfere na saúde do bebê
Claudio Basbaum, obstetra na Maternidade de São Luiz, é conhecido como o médico que implantou no Brasil o parto humanizado. Esse …