No Chile, escola ‘A Aspiral’ valoriza o contato com a natureza

Do Centro de Referências em Educação Integral

Inspirada pelas ideias de Paulo Freire e pelas pedagogias Waldorf e Montessori.
Inspirada pelas ideias de Paulo Freire e pelas pedagogias Waldorf e Montessori.

Nascida do desejo de se ter uma escola mais interessante, significativa e até divertida para as crianças, a Escola A Espiral foi idealizada por um casal de pais e já educadores em outra instituição de ensino. A instituição chilena busca responder a um contexto educacional em crise, com a “construção de um novo paradigma educativo, onde se prime pelo respeito à individualidade e coletividade do ser humano”.

Situada afastada do centro da cidade La Serena, a escola valoriza o contato com a natureza e entende o indivíduo como parte de um contexto natural, que deve ser preservado. Compreendida como eixo central da formação dos seres humanos, a educação é vista pela escola como uma ferramenta para o desenvolvimento de relações sociais que se baseiem no respeito aos direitos humanos e para a construção de uma sociedade que ofereça mais possibilidades de desenvolvimento integral dos indivíduos.

Inspirada pelas ideias de Paulo Freire e pelas pedagogias Waldorf e Montessori, a Escola Espiral – como o nome sugere – se apoia na metodologia de aprendizagem em ciclos contínuos, indicando que o aprendizado ocorre progressivamente, e vai se aprofundando – rumo ao centro da espiral. O processo cognitivo do método se vale de cinco habilidades: ver, imaginar, pensar, compreender e criar – que são a base do processo de aprendizagem e da construção de conhecimento. Paralelamente, o método busca estimular as dimensões artística, motriz, social, científica e filosófica.

Leia a reportagem completa