Prefeitura de Barcelona promove o uso do espaço público incentivando que as crianças façam o trajeto entre a casa e a escola sozinhos
Na sua cidade, as crianças conseguem ir até a escola sozinhas? Em Barcelona, na Espanha, uma iniciativa está incluindo novos ingredientes no caminho até a escola. Para o programa Camí Escolar, o trajeto casa-escola também envolve relações com a comunidade, autonomia, aprendizado e qualidade de vida.
Criada em 2010, a iniciativa busca promover a mobilidade autônoma de crianças a partir dos oito anos, de maneira segura e sustentável. O objetivo é que os estudantes possam fazer o trajeto entre a casa e a escola sozinhos, promovendo o uso do espaço público e uma cidade mais amigável às crianças. Pode parecer pouco, mas para que isso efetivamente aconteça, o projeto tem efetuado grandes transformações que abarcam a escola, a comunidade do bairro, as famílias e o poder público.
A iniciativa prevê também a mobilização da comunidade que está no trajeto escolar. Assim, associações de moradores, comerciantes e outros atores são convidados a aderir à iniciativa e são vistos como educadores. Os que concordam colocam um adesivo na porta para se tornarem um ponto de referência para as crianças, caso tenham algum problema e necessitem ajuda.
- Cineclube ELCV promove exibição gratuita de curtas-metragens andreenses
- Grupo Pombas Urbanas promove 8° Encontro de Teatro Comunitário na Zona Leste de São Paulo
- No Brasil, roteiros nada óbvios para fugir da praia
- Conheça o patrimônio histórico no ABC Paulista
Para a prefeitura da cidade, o projeto tem como impacto o aumento da cidadania; o fomento ao uso de transportes sustentáveis como ônibus, bicicletas e a caminhada; e o aumento da segurança nas áreas do entorno das escolas.