Site reúne informações que ajudam famílias e crianças a se aproximarem da natureza

Por: Mayara Penina
foto: Projeto Ser Criança é Natural
Brincar com os elementos da natureza.

A distância das crianças com a natureza vem aumentando nas últimas décadas com a urbanização desenfreada, o uso exagerado dos aparelhos eletrônicos e a destruição contínua das áreas verdes. As crianças estão passando mais tempo em ambientes fechados, crescem muitas vezes em meio à poluição e ao barulho, e estão hipnotizadas pelas telas, em um estilo de vida cada vez mais sedentário.

O Criança e Natureza, é uma uma ação do Instituto Alana e trabalha com o objetivo de garantir que as crianças cresçam e se desenvolvam em contato direto com a natureza. Na última semana, lançaram um site para tratar sobre o tema. O projeto surge da sensibilização do impacto negativo que Transtorno do Deficit de Natureza, termo este cunhado pelo autor do livro “A última Criança na Natureza“, Richard Louv, tem na saúde e no desenvolvimento das crianças.

“O tema da reaproximação das crianças com a natureza ainda é um debate desarticulado e pulverizado, por isso reunimos no site diversos recursos para que os pais, familiares, educadores tenham acesso a um espaço de consulta. Queremos comunicar a sociedade sobre a importância e os impactos positivos que o contato da criança com a natureza contribui para o desenvolvimento integral infantil e para a preservação do planeta”, explica Laís Fleury, diretora do Projeto Criança e Natureza.

Na plataforma há uma lista com os benefícios de estar ao ar livre e materiais para incentivar os adultos a levarem as crianças para a natureza, entre eles o Clube Natureza em família, que disponibiliza um manual de como reunir famílias para passarem mais tempo juntas na natureza.

1
02:01
As mentiras sobre as vacinas matam
Dr. Gonzalo Vecina, médico e fundador da Anvisa,  fala sobre as mentiras sobre as vacinas e o quanto o calendário …