Encontro Lixo Zero propõe soluções sustentáveis em meio à pandemia

O evento acontece entre os dias 25 e 29 de maio, é gratuito e 100% virtual

Por: Publi

Mesmo com a quarentena obrigatória em prol do combate ao novo coronavírus, São Paulo faz jus ao título de cidade que nunca para e segue com atividades essenciais em andamento, fator que preocupa alguns especialistas e profissionais ligados ao meio ambiente.

É por esse motivo que o Encontro Lixo Zero São Paulo 2020 visa propor soluções inovadoras, discutir medidas sustentáveis e maneiras de conter problemas relacionados ao descarte e produção de resíduos. O tema principal é a reflexão “Lixo, sintoma de quê?” e promete gerar inúmeros debates entre os dias 25 e 29 de maio.

Crédito: Reprodução/ Facebook Casa CausaO evento para discutir sustentabilidade é gratuito e 100% virtual

Para se ter ideia, no mês de abril houve redução de 49% no volume de resíduos recolhidos nas ruas, ao passo que a coleta seletiva aumentou 23%, de acordo com um levantamento da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (AMLURB). A pandemia faz com que a produção de lixo caseiro aumente pelo fato das pessoas estarem mais presentes em casa, o que levanta preocupações no quesito de saneamento básico, acúmulo e descarte incorreto de resíduos em diferentes regiões do Brasil.

“Escolhemos essa provocação, sobre os ‘sintomas’ do lixo, porque saúde, gestão de resíduos e saneamento são questões totalmente interligadas. A urgência de soluções sobre a gestão do lixo ficou ainda mais evidente durante a pandemia”, explica Flávia Cunha, embaixadora do Instituto Lixo Zero Brasil e sócia da Casa Causa, organizações que promovem o evento.

Os temas das pautas variam entre reciclagem, embalagens sustentáveis, consumo consciente, legislação ambiental, planejamento urbano, novas tecnologias de reaproveitamento e reciclagem, entre outras. As mentes por trás das discussões serão empresários, empreendedores, especialistas em meio ambiente e profissionais de outras áreas. Adivinhe quem irá participar também? Uma dica. Começa com “c” e termina com “livre”.

É isso mesmo nação catraqueira, estaremos presentes no evento. Marcos Dimenstein, Diretor Executivo da Catraca Livre, promete “causar” no Encontro Lixo Zero. Ele irá integrar o painel 3, cujo tema é “Por uma vida sem lixo: O papel das pessoas e das marcas”, compartilhando toda a experiência dos projetos da Catraca com outros empreendedores e espectadores do evento.

Crédito: Reprodução/ Facebook Casa CausaFique de olho no painel 3 no dia 28/05, data em que a Catraca será representada no evento

“Para a Catraca Livre, que atua há mais de 10 anos como agente de empoderamento social e promoção de causas, é um grande prazer participar deste encontro”, pontua Marcos. “Fomentar a discussão,  além de contribuir com o despertar das responsabilidades individuais, ajuda a construir coalizões pela ação. E é exatamente isso que precisamos agora”, conclui Dimenstein.

Para se inscrever no evento basta acessar o site oficial. É gratuito.

Iniciativa, meio ambiente e pandemia

Embora o momento atual seja incerto em alguns sentidos, é importante não deixar de fazermos nossa parte. O setor empresarial se movimentou e convida você para pensar em como revolucionar a forma de tratar o meio ambiente nas grandes cidades.

Nomes de peso como Patricia Faga Iglecias (Cetesb), José Manuel Moller (Algramo, Chile), Guilherme Brammer (Boomera), Barão di Sarno (Questtonó), Leandro Toledano (Homebiogás), Mundano (Pimp My Carroça), Victor Hugo Argentino (Morada da Floresta), Fred Gelli (Hub Incríveis), Fabricio Soler (Felsberg Advogados), Octavio de Faria e Silva (Escola da Cidade), Claudia Leite (Nespresso), Lele Veloso (Index) e Lea Gejer (Ideia Circular), entre outros.

Vale lembrar que a cada dia, painéis de 1h15 serão seguidos de rodas de conversa em salas menores abertas na plataforma, com duração de 1 hora, permitindo maior interação entre os participantes sobre assuntos específicos.

Para conferir a programação completa e garantir vaga no Encontro Lixo Zero São Paulo 2020 basta acessar o site oficial. As inscrições são gratuitas e os participantes receberão um link de acesso para participar das atividades pela plataforma Zoom, especializada em videoconferências  – os downloads da ferramenta estão disponíveis para computador e smartphones com sistema Android ou iOS (Iphone ou Ipad).

Compartilhe: