Vídeo mostra impacto da falta de representatividade na autoestima

'Viva mais você e menos o mesmo' é mote da Vivo para estimular novos olhares e abordar autoaceitação

Ela vai para lá e para cá, sempre com os cabelos presos. Puxa os fios crespos para baixo, desejando parecer com as fotos que vê na internet.

Catraca Livre criou o projeto Causando, apoiado pelo Carrefour, para mostrar como as marcas desenvolvem e assumem causas.

Mas passa a observar, aqui e acolá, outros padrões: uma cantora com as madeixas soltas, assim como uma esportista que levanta um troféu. O olhar atento da menina – é bem verdade que com a ajuda providencial do pai – percebe que até mesmo no videogame a heroína deixa seus cabelos ao natural, sem alisamento.

Campanha da Vivo usa penteado como mote para abordar falta de representatividade
Crédito: Reprodução/Vivo FibraA autoestima passa pela aceitação dos penteados para negras na campanha da Vivo

É sobre aceitação, falta de representatividade e autoestima que trata a peça “Penteado”, feita pela agência Africa para a operadora de telefonia Vivo. Lançada no ano passado, ela sugere: “Viva mais você. E menos o mesmo”.

A proposta era estimular as pessoas a abrirem seu mundo e ampliar suas conexões. E assim viver menos do mesmo, experimentando novas buscas e pontos de vista.

A campanha “Viva menos do mesmo” contou ainda com outros filmes. Em “Natação”, criado pela agência DPZ&T, uma menina treina o esporte aquático apoiada por dois homens. Que, na verdade, revelam-se seus pais. Os três formam, assim, uma família.

Por sua vez, em “Repense”, com a assinatura das agências Y&R e Wunderman, o público é convidado a refletir sobre temas como capacidade das pessoas com deficiência, ditadura da beleza, refugiados e movimentos culturais como grafite e funk.

Em sequência a “Viva menos do mesmo”, a Vivo lançou o posicionamento “Tem hora pra tudo”.

A proposta dessa vez é não deixar que a tecnologia atrapalhe a “vida real”. A que se passa fora das telas do computador e do celular.

Leia também: Campanha de perfume incentiva homem a expressar sentimentos

Compartilhe: