“Quadrinho, no Brasil, não é só uma revistinha”

Em entrevista ao Catraca Livre, pesquisador e quadrinhista conta o que acha sobre a História em Quadrinhos; ele explica ainda o tema de sua palestra no dia 27, no CCJ

Por: Keila Baraçal

Os anos dois mil transformaram a História em Quadrinhos, no país, em um material que deixou de ser uma revista descartável, de acordo com Gazy Andraus, doutor em comunicação pela Universidade de São Paulo (USP)  e coordenador do curso de Artes, do Centro Universitário de Guarulhos (FIG-Unimesp).

divulgação
Gazy Andraus
Gazy Andraus

Para ele as HQ’s nacionais seguem o mesmo padrão da arte europeia,  ganham espaço nas livrarias e começam a fazer parte da biblioteca dos leitores brasileiros, como um livro. Pela relevância do tema, Andraus fará parte da Semana Temática em Quadrinhos,   no Centro Cultural da Juventude (CCJ) entre os dias 20 e 27 de fevereiro. Sua palestra será no último dia do evento e o tema será “O Caso fantasia-filosófica”.

“Esta nova visão não aconteceu rapidamente”, conta o pesquisador. A transformação, para ele, se justifica na produção de trabalho acadêmicos,  no olhar de professores de arte sobre o assunto e no estímulo do  Ministério da Educação em criar aulas de arte nas escolas.

Já para as palestras no CCJ, o pesquisador vai mostrar para a platéia um pouco sobre a “HQ e Fanzines Fantasia-Filosófica” – que nada mais é um material com histórias curtas, mas  com elevadas doses de conteúdo. Este tipo de trabalho equivale para o quadrinho o que a hai-kai é para a literatura. Tem conteúdo “ poético e reflexivo, com frases enigmas de respostas diretas e contundentes”.

Em um de seus trabalhos, batizado de “Hesperornis – o pássaro do oeste”, é possível identificar tal conceito. A obra foi publicada na Revista de HQ autoral Camiño di rato n. 1. Consiste numa “metáfora de que o ser humano também “mergulhava”, mas de forma mental, aos abismos das questões mais complexas da filosofia, enquanto que a ave apenas mergulhava de forma material. Ao mesmo tempo, são bípedes, numa nítida alusão à sua evolução coincidente na história natural” –  as imagens estão abaixo.

Além de Andraus, participarão do encontro, também, nomes como Ivan Reis, com a palestra, “Trabalhando para a Dc comics”; Alberto Pessoa, com desenhos de faroeste; oficina de quadrinhos, com Eric Vaz e muitas outras atividades. Confira a programação completa. Clique aqui.

Confira as imagens de “Hesperornis”