44º Festival de Música Nova destaca produção clássica

Esta edição acontece em comemoração ao Ano da França no Brasil. As apresentação concentram-se no Teatro São Pedro, Sesc Consolação e Sesc Vila Mariana.

O Festival de Música Nova foi Idealizado pelo compositor Gilberto Mendes, nos anos 60, e é o mais representativo evento de música contemporânea no Brasil. Este ano, chega à sua 44ª edição e integra as atividades do Ano da França no Brasil, recebendo alguns dos mais importantes artistas franceses do gênero, como o IRCAM, George Apherghys, Philippe Manoury e Les Percussions de Strassburourg.

A mostra acontece em três endereços, entre os dias 5 a 25 deste mês. Confira:

[tab:Sesc Consolação]

Ensemble Mentemanuque
Dia: 16/09
Às 21h.

Fundado em 1993, por músicos atuantes em Ribeirão Preto, entre eles, Diósnio Machado Neto, Rubens Ricciardi, Roberto Minczuk, Rubens de Donno e Domingos Elias, é um grupo de câmara voltado especialmente à produção contemporânea. Constituído desde o início por solistas da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto e outros convidados especiais, também desenvolveu trabalhos conjuntos com regentes e solistas convidados.

Duo Contexto
Dia: 17/09
Às 21h.

Lançamente pelo Selo-SESC-SP do trabalho feitos pelos percussionistas Ricardo Bologna e Eduardo Leandro, o CD é fruto de 20 anos de carreira. No repertório, um pouco da produção brasileira no campo da música contemporânea. O Duo existe desde 1989, realizando extenso trabalho de pesquisa. Tem participado de inúmeros festivais nacionais e internacionais de música erudita contemporânea.
Philippe Manoury / Studio PANorama – Flô Meneses
Dias: 24/09 e 25/09
Às 21h.

Philippe Manoury estudou composição inicialmente na Ecole Normale de Musique, e posteriormente com Michel Philippot, Ivo Malec e Claude Ballif no Conservatório de Paris (1974/1978). Após uma estada de dois anos no Brasil (1978-80), em 1981, trabalhou como pesquisador convidado pelo IRCAM. Em 1987, foi nomeado professor de composição e música eletrônica no Conservatório de Lyon. O Studio PANorama de Música Eletroacústica, fundado em 1994, surgiu através de um convênio de cooperação artística entre duas das mais respeitáveis instituições de ensino superior do Brasil: Instituto de Artes da UNESP e a Faculdade Santa Marcelina (FASM). O estúdio já contou com a participação de compositores como Pierre Boulez e é considerado o principal do gênero na América Latina, tem direção do compositor Flô Meneses.

Onde:
Sesc Consolação
Teatro SESC Anchieta
Rua Dr. Vila Nova, 245, Vila Buarque – Centro. Telefone: (11) 3234-3000

[tab:Sesc Vila Mariana]

Ensemble 2E2M
Dia: 08/09
Às 21h.

Concerto de um dos mais antigos grupos franceses empenhados na criação de música contemporânea por meio do conceito de Estudos e Expressões de Modos Musicais (2 “E” 2 “M”). Teatro.

George Aperghis e IRCAM
Dias: 11/09, 12/09 e 13/09
Às 21h; domingo, às 18h.

Criação coletiva entre o compositor grego radicado na França e o grupo fundado por Pierre Boulez em 1907, o espetáculo Machinations narra o nascimento da linguagem através de uma viagem pelo tempo que começa com um jogo de dados e termina num programa de computador por meio da música, do movimento e das imagens. Teatro.

Mireille Gleizes
Dia: 15/09
Às 21h.

Pianista desde os 12 anos de idade, Mireille Gleizes dedica boa parte de sua carreira à música contemporânea. Como solista já se apresentou ao lado de nomes como France Springel e os violinistas Marc Lubotski e Mikhaïl Bezverkhny. Auditório.

Ensemble Música Nova
Dia: 22/09
Às 21h.

Criado na 42ª edição do Festival, o Ensemble é um conjunto de instrumentistas que se reúne a cada edição com direção de Gilberto Mendes. Neste ano, o grupo conta com a regência e direção do percussionista Ricardo Bologna. Teatro.

Onde:
Sesc Vila Mariana
Rua Pelotas, 141, Vila Mariana – Sul. Telefone: (11) 5080-3000.

[tab:Teatro São Pedro]

A pianista francesa Martine Joste com a Orquestra Sinfônica de Santos
Dia: 09/09
Às 20h30

A Orquestra foi criada por iniciativa da Prefeitura Municipal de Santos através da Secretaria de Cultura e tem por objetivo divulgar a música de concerto, incluindo em seu repertório o que há de melhor na produção brasileira e mundial. Desenvolve trabalhos que enfatizam todos os aspectos necessários à formação de platéia e caminha por várias frentes da música sinfônica, através de obras clássicas e contemporâneas. O trabalho realizado pela Orquestra atende tanto ao público conhecedor como aquele que constrói seu interesse pela música de concerto. Também produz grandes espetáculos e dentre as principais realizações da Orquestra destacam-se a estréia mundial da Ópera Café, de Koellreutter(1996), as montagens de Le Nozze di Figaro, de Mozart (1997), do espetáculo Baile na Roça (1999 e 2000), La Traviata em Concerto (2002), as montagens do Prelúdio A Tarde de um Fauno, de Debussy, El Amor Brujo, de Manuel de Falla (2003) e a Sinfonia nº 9 de Beethoven (2004 e 2006). Acompanhou vários pianistas de renome internacional como: Nelson Freire, Gilberto Tinetti e Linda Bustani; o violoncelista Antonio Del Claro, dentre outros. Seu regente titular e fundador da Orquestra Sinfônica de Santos, LUÍS GUSTAVO PETRI é o responsável pela visível ascensão e atuação do grupo na região, sendo sua carreira marcada por sucessos como regente, compositor e diretor musical. Destacam-se dentre as suas realizações, a estréia nacional da ópera “Candide”, de Bernstein, no Teatro Municipal do Rio; o concerto frente à OSESP, tendo Shlomo Mintz como solista e “A Traviata”, em concerto, com Fernando Portari e Rosana Lamosa. A frente de grandes orquestras, tem se apresentado ao lado de solistas como Nelson Freire, Antonio Del Claro, Cèline Imbert, Linda Bustani e Alex Klein. No teatro fez a direção musical dos espetáculos “Vitor e Vitória”, “Cabaret”, “Lago 21” e “Cidades Invisíveis”. Recebeu prêmios por seus trabalhos como compositor e diretor musical: PRÊMIO SHELL, APETESP e ABCA.

Martine Joste
Cinco vezes vencedora do prêmio do Conservatório Superior de Música de Paris, é considerada uma das mais importantes pianistas da França. Após estudar na Itália, EUA e Áustria, foi pianista residente da Rádio France. Ativista da música contemporânea, estreou obras de importantes compositores, incluindo John Cage e Sylvano Bussotti. Foi professora de piano na Escola Nacional de Música de Blanc-Mesnil na França e realiza regularmente workshops de piano e música contemporânea.

Onde:
Teatro São Pedro
Sala Principal
Rua Barra Funda, 171, Barra Funda – Oeste. Telefone: (11) 3667-0499 (de quarta a domingo, das 14h até 19h)

Por Redação