5 dicas para aproximar crianças e famílias da natureza

Já ouviu falar em “Transtorno de Déficit de Natureza”? O termo do escritor americano Richard Louv, foi criado para descrever o dano causado à crianças que não experimentam o mundo natural. Além de autor de best-sellers, Richard Louv também é fundador da Children&Nature Network, organização que promove um movimento global para conectar crianças, famílias e comunidades à natureza, por meio de ideias inovadoras e colaboração.

Em seu livro mais recente, ‘Vitamin N: The Essential Guide to a Nature-Rich Life‘, em tradução livre: ‘Vitamina N: um guia essencial para uma vida mais rica em natureza”, o autor traz 500 estratégias simples e criativas para estar com as crianças ao ar livre, e assim criar uma ligação duradoura com o mundo natural.

Não é mais suficiente para lutar por um futuro sustentável para os nossos filhos e os filhos, temos que criar um mundo cheio de natureza, em nossas famílias, bairros e comunidades

A seguir, confira cinco dicas do autor para famílias com crianças levarem o contato com a natureza para o seu dia a dia, mesmo morando em grandes cidades:

Ensine esperança

Como as crianças vão acreditar que é possível construir um mundo melhor se não conseguimos imaginar isso, ou sequer falar e focar nossa atenção em iniciativas alinhadas à isso? Que tal engajar as crianças nesse tema, ensiná-las sobre a importância de cuidar da qualidade do ar e da água falando sobre iniciativas inovadoras que e criativas?

Curta e valorize a natureza, onde quer que você esteja

Você não tem que viver em áreas rurais com acesso a trilhas e montanhas para cultivar uma conexão ao longo da vida com o mundo natural. Abra na sua vida e na das crianças uma “janela de observação de mundo”. Você pode ter plantas em casa, ter livros sobre o tema em casa, ou arrumar um binóculo para olhar as estrelas do céu. Também pode treinar o olhar para apreciar as árvores e outras plantas dos lugares por onde passa. Ensine isso às crianças.

Combata a preguiça de sair em dias de chuva e frio

Ensine às crianças sobre a beleza de cada estação do ano. Observar a chuva cair também pode ser uma atividade prazerosa. Em dias de sol, aproveite para fazer piqueniques em família no parque, em viagens, brinque de coletar sementes e folhas diferentes, por exemplo.

Estimule seu filho a expandir seus perímetros

As crianças crescem, os seus limites geográficos irão expandir naturalmente. Na visão do autor, é papel dos pais permitir que isso aconteça e incentivá-los a desenvolver a sua própria relação com a natureza, seja por meio de brincadeiras, passeios pelo bairro, viagens, e outras experiências.

Fortaleça redes para ressignificar espaços 

Brincar livremente, e fora dos espaços privados, na rua, e em parques e praças, por exemplo, é muito importante para que as crianças construam essa relação com a natureza e ambientes ao ar livre e mais naturais. Mas, para isso, é importante criar um ambiente seguro e acolhedor para as crianças. Uma boa dica é criar uma rede de segurança com  os moradores de sua rua e bairros e amigos e estabelecer regras de convivência entre todos. Em alguns bairros de São Paulo, por exemplo, as ruas são fechadas nos domingos para se transformarem em uma ‘Rua de Lazer”, onde não transitam carros e as crianças podem brincar livremente.

Com informações de Outside Online

Compartilhe:

1 / 8
1
04:17
Estadão, Folha e O Globo apontam possível queda de Bolsonaro
Os jornais O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo e O Globo - de maior circulação no país - …
2
04:56
Maconha e nudez usadas no WhatsApp contra universidades
Entenda como o pensamento de Olavo de Carvalho, guru de Jair Bolsonaro, impactou e instaurou uma crise generalizada em uma …
3
03:22
Teoria da conspiração associa facada em Bolsonaro ao filho Carlos
Teorias conspiratórias são, por definição, baseadas na irrealidade. Em alguns casos, em loucura. Mas uma em especial tem ganhado destaque …
4
04:04
Justiça quebra sigilo bancário de Flávio Bolsonaro e Queiroz
As acusações envolvendo esquemas de corrupção no gabinete de Flávio Bolsonaro estão ganhando um novo capítulo. Pedra no sapato do …
5
02:52
Bolsonaro diz que vai indicar Sergio Moro para vaga no Supremo
O presidente Jair Bolsonaro se comprometeu em indicar o ministro Sergio Moro para uma vaga no Supremo Tribunal Federal. A …
6
03:41
Movimentos estudantis convocam ato contra os cortes na educação
Um ato marcado para esta quarta-feira, 15 de maio, promete mobilizar secundaristas, universitários, pós-graduandos, professores e outros profissionais contra os …
7
06:06
A construção do papel de mãe para quem opta pela adoção
O depoimento de Rosangela Ferreira faz parte do especial Mãe não é tudo igual, que destaca que cada maternidade tem …
8
06:33
O drama de retornar ao trabalho após a licença maternidade
O depoimento de Maria da Conceição faz parte do especial Mãe não é tudo igual, que destaca que cada maternidade …