6ª Passeata SuperAção 2009

Por: Redação

O Movimento SuperAção e a ONG Mais Diferenças, com apoio da Andefac (Associação Nacional de Defesa de Famílias Carentes), realizam a 6ª edição da Passeata Movimento Superação São Paulo 2009: Incluindo diferenças, em defesa dos direitos humanos, no próximo dia 5 de dezembro, na capital paulista.

Este ano, o evento deixa a Avenida Paulista, onde foi realizado por cinco anos, para chamar a atenção para a falta de acessibilidade em bairros do centro da capital, já que a principal avenida da cidade teve melhorias que a deixaram mais acessível às pessoas com deficiência.

A passeata, que defende a acessibilidade e a inclusão das pessoas com deficiência, terá início às 10h, com concentração na Praça Dom José Gaspar, no Centro de São Paulo. Os participantes irão até a Praça do Patriarca, também no Centro, onde participarão de intervenções artísticas, debates e shows.

Com o objetivo de construir uma sociedade inclusiva e acessível, independente da condição física ou sensorial de cada um, a passeata comemora também o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado em 3 de dezembro. O encontro visa, ainda, a conscientização da sociedade para a quebra de limites e barreiras impostas às pessoas com deficiência.

Trajetória
Na luta pela inclusão social e pelo respeito às diferenças, a passeata teve início em 2004. A Avenida Paulista foi o local escolhido porque, na época, não possuía a infra-estrutura acessível às pessoas com deficiência. Hoje, o movimento organiza passeatas no Rio de Janeiro e em Santa Fé, Argentina, com possibilidade de expandir-se para outras cidades brasileiras no ano que vem.