7 candidatos eleitos que fizeram história nas eleições dos EUA

Mulheres, mulheres negras, indígenas, latinas e muçulmanas são as grandes vencedoras das eleições gerais nos Estados Unidos

Natural do Bronx, Alexandria Ocasio-Cortez trabalhava como garçonete em um restaurante mexicano há um ano e hoje é considerada um dos nomes mais representativos do Partido Democrata.
Natural do Bronx, Alexandria Ocasio-Cortez trabalhava como garçonete em um restaurante mexicano há um ano e hoje é considerada um dos nomes mais representativos do Partido Democrata.

Mulheres, mulheres negras, indígenas, latinas e muçulmanas são as grandes vencedoras das eleições gerais nos Estados Unidos, cujo resultado foi divulgado na última terça-feira.

Se o número de mulheres candidatadas ao Legislativo bateu recorde em 2018, o novo Congresso é considerado o mais diversificado da história norte-americana: foram eleitas duas primeiras deputadas federais muçulmanas, a primeira mulher indígena (e gay) ao Congresso, as primeiras deputadas latinas pelo Estado do Texas e da deputada mais jovem da história dos Estados Unidos. Destaca-se ainda a eleição do primeiro governador abertamente gay dos EUA.

Conheça um pouco mais sobre as candidatas e o candidato eleitos, todos do Partido Democrata:

Primeiras mulheres muçulmanas escolhidas para o Congresso, Rashida Tlaib e Ilhan Omar foram eleitas por Michigan e Minnesota. Filha de pais imigrantes palestinos, Tlaib, de 42 anos, é advogada. De origem somali, Omar fugiu da guerra da Somália e viveu quatro anos em um campo de refugiados no Quênia. Aos 12, chegou aos Estados Unidos.

Primeira mulher negra e pertencente à ala progressista do Partido Democrata, Ayanna Presley foi eleita por Massachusetts para o Congresso. “Nenhum de nós disputou para fazer história. Disputamos para fazer uma mudança”, ressaltou em seu discurso..

Em um feito inédito e com vitórias esmagadoras, Veronica Escobar e Sylvia Garcia se tornaram as primeiras mulheres latinas a assumirem uma cadeira pelo Texas na Câmara.

Deborah Haalad e Sharice Davids também protagonizaram um feito inédito. Isso porque o Congresso em 230 anos de história o Congresso nunca teve uma indígena entre seus representantes. Haaland, de 57 anos, foi eleita pelo Novo México com 60 % dos votos. A advogada Sharice Davids,  de 38 anos, que representará o Kansas, é a primeira nativa abertamente lésbica a conquistar um lugar na Câmara, após vencer a disputa com 53%.

Com 28 anos, a democrata Alexandria Ocasio-Cortez é a mais jovem a chegar na Câmara dos Deputados, eleita por Nova York. Natural do Bronx, trabalhava como garçonete em um restaurante mexicano há um ano e hoje é considerada um dos nomes mais representativos do Partido Democrata. Sem apoio de grandes empresas, desbancou o republicano Anthony Papas.

 Jared Polis é empresário, filantropo e foi eleito o primeiro governador abertamente homossexual dos Estados Unidos, no Colorado.  Aos 44 anos, tem um patrimônio líquido estimado em quase 400 milhões de dólares (1,5 bilhão de reais) e custeou a campanha com o dinheiro do próprio bolso.