Aborto ilegal – feminicídio de Estado: Marcha das Vadias sai às ruas de São Paulo neste sábado

Segundo estimativa da OMS, por ano, são realizados 22 milhões de abortos em todo o mundo

Por: Redação | Comunicar erro

Dados recentes apontam que, em 2013, mais de 850 mil mulheres realizaram aborto no Brasil. Mas segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) este número pode chegar a um milhão. “Aborto Ilegal:feminicídio de Estado” é o tema que será levado às ruas na quinta edição da Marcha das Vadias , que acontece neste sábado em São Paulo. A concentração terá início às 11h, no Vão Livre do MASP.

No foco do debate, a ideia é discutir as implicações que a política de criminalização traz à vida (e à morte) de mulheres em todo país. Em todo o mundo, por ano, são registradas cerca de 47 mil mortes associadas à prática, quase sempre, em condições inseguras. Outras cinco milhões são vítimas de disfunções físicas ou mentais.

Assim, a pauta levada à manifestação discute o tema para além do fato de ser ou não favorável à prática, uma vez que a criminalização do aborto jamais impediu a prática. Fez apenas que mulheres e homens trans não-binários, sem condições-econômicas, se submetessem a um processo que capaz de coprometer a saúde e, muitas vezes, a própria vida – em métodos caseiros, remédios sem controle de qualidade, além das clínicas clandestinas.

A culpa é de quem?

Atualmente, inúmeros países como Suécia, Inglaterra, Uruguai, Cuba e EUA adotaram políticas que garantem condições seguras a mulheres e homens trans não-binários. Enquanto no Brasil, segundo pesquisa realizada pela Universidade de Brasília, em 2010, 81% das mulheres que abortam têm filhos, 88% têm religião e 64% delas são casadas. Os números também levam em conta o fator econômico o fator econômico: 23% recebe apenas até 1 (um) salário mínimo, 31% recebe de 1 a 2 salários e 35% recebe de 2 a 5 salários mínimos.

Programação: 

11h – Concentração no Vão Livre do MASP
12h – Oficina de cartazes
13h – Saída em marcha

Compartilhe:

1 / 8
1
02:25
Bolsonaro apoia a construção de muro entre EUA e México
Em viagem diplomática a Washington, o presidente Jair Bolsonaro disse apoiar a construção do muro na fronteira entre EUA e México, …
2
01:42
A nova decisão do STF e o futuro da Lava Jato
O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que a partir de então os crimes de lavagem de dinheiro e corrupção quando …
3
02:31
Atentado na Nova Zelândia: crimes transmitidos nas redes sociais
Mais um atentado terrorista chocou o mundo nesta sexta-feira, dia 15. Um atirador realizou ataques simuntâneos em duas mesquitas, deixando …
4
01:45
O lugar em que os atiradores de Suzano foram considerados heróis
Uma reportagem publicada nesta terça-feira, 14, pelo portal da Vice indica que os atiradores que invadiram a Escola Estadual Raul …
5
04:17
Últimas notícias sobre a tragédia em Suzano
6
04:37
Entrevista com Monica Benicio: um ano de luta por Marielle
Monica Benicio não consegue se lembrar de quem era antes da noite do 14 de março de 2018. Naquele dia, …
7
06:46
Uma das publicidades mais geniais da história contra o machismo
Em nosso projeto "Causando", destinado a mostrar marcas que assumem causas, convidamos uma executiva da África para analisar uma publicidade …
8
03:56
Bruno Covas acertou na mudança do Bilhete Único
O que muda pelas novas regras estabelecidas pela Prefeitura de São Paulo pro Bilhete Único na modalidade vale-transporte? A partir …