Afinal, o que é violência doméstica e estupro?

Vídeo lyric da Elza Soares explica o que fazer nestes casos. Escuta só!

Por: Catraca Livre

Nós mulheres sabemos muito bem o que estas duas palavras significam em nossas vidas: sofrimento, dor, raiva, violência, baixa auto-estima, e mais um monte de outros sentimentos que podemos listar infinitamente. Violência doméstica e estupro são só duas situações que afetam a vida de muitas mulheres; só no Brasil, a cada 11 minutos, uma mulher é estuprada*. Sim, isso é só um dos diversos fatos reais que acontecem todos os dias. Entender o que estes termos significam juridicamente pode ser uma das formas para mudar esta realidade.

E para ajudar neste entendimento e luta por uma mudança real, a música pode ser uma ótima aliada! E ninguém melhor do que ELA,  a musa inspiradora, Elza Soares.  Na música “Maria da Vila Matilde”, a cantora expõe um caso de violência doméstica e dá a dica: ligue 180 e busque informações! A mulher e qualquer outra pessoa que presencie ou saiba deste tipo de caso pode denunciar.

Sente só e saia cantando para que outras mulheres saibam dos seus direitos!

O #imaginavc em seu novo conteúdo #DonasDeSi teve a participação da Ana Paula Braga, advogada que recentemente abriu um escritório de advocacia para mulheres, especializado em direito das mulheres e desigualdade de gênero com uma equipe formado por mulheres e voltada para mulheres.  Junto com o #imaginavc, elas trouxeram a visão dos nossos direitos e como devemos agir em caso de violência sexual e doméstica, estupro e outras situações que nos atingem diretamente. Olha só tudo que construímos juntas \o/

Baixe o KIT ATIVADOR e multiplique essas ideias pelas ruas da sua cidade! Cole os lambes-lambes com os 10 fatos sobre realidade das mulheres no Brasil, democratize o acesso destas informações e juntos vamos mudar esta realidade!

SOBRE O IMAGINA.VC

IMAGINA.VC é um espaço de produção de conteúdo colaborativo onde nos aprofundamos coletivamente em temas e assuntos relevantes para nós como sociedade. Neste quarto conteúdo autoral e independente, mais de 50 pessoas disponibilizaram voluntariamente seu tempo e habilidades para construir formas criativas de dialogar sobre como podemos desnaturalizar essa cultura da diferença, na qual mulheres ainda são inferiorizadas perante o homem, como também aproximar o assunto de mais pessoas e estimular atitudes que acelerem a desconstrução dessa realidade.

O processo de construção do IMAGINA.VC é todo colaborativo, intenso e transformador. Misturamos pessoas para somar diferentes olhares e experiências, durante 7 dias de imersão presencial e online. Um projeto autoral e independente do Imagina Coletivo, que ganhou vida graças a 433 apoiadores, por meio de financiamento coletivo.

Compartilhe:

1
Presidente da Funarte diz que rock leva ao aborto e ao satanismo
O músico Dante Mantovani, nomeado nesta segunda-feira, 2, como o presidente da Fundação Nacional de Artes (Funarte), possui um canal …
2
Trump decide retomar taxação ao Brasil após desvalorização do real
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez um post em sua rede social anunciando o retorno das tarifas de …
3
Entenda todos os desdobramentos das prisões em Alter do Chão
Os quatro brigadistas que haviam sido presos preventivamente na operação Fogo de Sairé, da Polícia Civil do Pará, deixaram a …
4
Ajude a manter vivo o sonho da única orquestra do mundo criada e manti
A Orquestra Sinfônica de Heliópolis é a única orquestra sinfônica do mundo mantida numa favela. Mensalmente são mais de 1.300 …
5
Novo partido de Bolsonaro participará das eleições em 2020?
Bolsonaro realizou na semana passada a convenção de lançamento de seu novo partido, a Aliança pelo Brasil, que terá o …
6
A indústria da morte nas estradas federais
Meses após a desativação dos radares móveis nas estradas federais do país, dados revelam um aumento nos casos de acidentes …
7
Governo Bolsonaro usa AI-5 como instrumento de ameaça?
Em viagem a Washington, nos Estados Unidos, o ministro da Economia, Paulo Guedes, disse a jornalistas para não se assustarem …
8
Bolsonaro e Witzel usam o Flamengo como palanque político?
Não é de hoje que o futebol é usado como palanque político no Brasil. A paixão nacional foi utilizada pelos …