Agência Pública divulga informações sobre o “Cablegate”

Por: Redação | Comunicar erro

Como foi adiantado aqui, pelo Catraca Livre, essa semana a agência de jornalismo investigativo Pública começou a divulgar matérias com informações do “Cablegate”. A publicação, resultado da parceria com o Wikileaks, trouxe ao leitor dez textos até o fechamento desta matéria.

Os novos documentos publicados até o momento, mais do que trazer grandes denúncias, mostram a visão da diplomacia norte-americana em relação ao Brasil. John Danilovich, embaixador no Brasil até 2005, escreveu em um dos documentos vazados que a Câmara Legislativa do Distrito Federal seria um “refúgio de canalhas”.

Em outra matéria é revelada a posição da embaixada sobre o debate para a legalização do aborto, em um documento intitulado “leis que não pegam”. Nele, o ex-cônsul-geral dos EUA em São Paulo, Patrick Duddy, escreve que “o resultado mais provável desse debate é que o aborto continuará a ser amplamente proibido – com certas exceções – e a proibição continuará a ser amplamente desrespeitada”.

Para acessar o conteúdo de todas as matérias, acesse a Semana Wikileaks no portal da Pública. Os documentos originais, você pode conferir aqui.

Compartilhe:

1 / 8
1
05:08
Ex-presidentes brasileiros que foram presos e você não sabia
Em mais uma etapa da Operação Lava Jato, a Polícia Federal prendeu na manhã desta quinta-feira, 21, o ex-presidente Michel …
2
04:04
Carlos Bolsonaro irrita Rodrigo Maia e complica Previdência
O vereador Carlos Bolsonaro (PSC) irritou o presidente da Câmara Rodrigo Maia com comentários críticos no Twitter. As alfinetadas gerou …
3
01:39
Marcela Temer vira alvo de comentários machistas na web
Após a prisão de Michel Temer pela Lava Jato do Rio de Janeiro, a ex-primeira-dama Marcela Temer virou alvo de …
4
53s
Operação Lava Jato prende ex-presidente Michel Temer
Em mais uma etapa da Operação Lava Jato, a Polícia Federal prendeu na manhã desta quinta-feira, 21, o ex-presidente Michel …
5
02:53
Suzano e Nova Zelândia: os impactos da exposição excessiva
A primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, disse que o nome do atirador que matou 50 pessoas em uma mesquita em …
6
02:28
Posse de armas: Nova Zelândia dá exemplo de civilidade ao mundo
Após chocar o mundo nesta semana com o massacre de 50 pessoas em duas mesquitas de Christchurch, a Nova Zelândia …
7
03:10
Entenda o mistério por trás da boneca Momo
Ainda mais perturbador, o Desafio da Momo está de volta e desta vez a boneca aparece supostamente dentro de vídeos …
8
02:25
Bolsonaro apoia a construção de muro entre EUA e México
Em viagem diplomática a Washington, o presidente Jair Bolsonaro disse apoiar a construção do muro na fronteira entre EUA e México, …