Últimas notícias:

Loading...

Agosto traz o calor de volta, mas cuidado com a amplitude térmica

Com madrugadas frias, a temperatura começa a subir novamente nesta segunda-feira

Por: Redação

O início de agosto traz o calor de volta para o Brasil – pelo menos em parte do dia. A primeira semana do mês segue com significante amplitude térmica, fenômeno que se caracteriza por uma grande diferença entre a máxima e a mínima temperatura no mesmo dia.

Nesta segunda-feira, 1º, a manhã paulista foi acompanhada de nevoeiro e máxima de 11ºC, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Durante o período da tarde, no entanto, as temperaturas serão mais elevadas e a umidade relativa do ar deve cair ao longo dos próximos dias.

Crédito: C.Cagnin/PexelsO início de agosto traz mudança na temperatura da cidade de São Paulo

Ainda de acordo com o Inmet, a máxima deve subir a 24ºC na terça-feira, com mínima de 11ºC. Na quinta, os termômetros podem bater os 29ºC. Em São Paulo, o tempo volta a ficar encoberto apenas na sexta-feira, 5.

Calor no Brasil

Sul

Mesmo com o enfraquecimento da massa de ar polar e a elevação das temperaturas durante a tarde, Santa Catarina e Rio Grande do Sul ainda sentem as temperaturas baixas, com possibilidade de geada nas regiões serranas.

Sudeste

Assim como em São Paulo, os outros Estados do Sudeste entram em agosto com dias quentes e madrugadas frias. No Rio de Janeiro, a temperatura pode chegar a 31ºC na quinta e, na sexta, 35ºC.

calor
Crédito: Pexels/PixabayCalor volta nas tardes de agosto

Belo Horizonte também sente a elevação, chegando a 28ºC na sexta. Vitória terá céu limpo e temperaturas em torno dos 30ºC no início do próximo fim de semana.

O Triângulo Mineiro e a região de Ribeirão Preto (SP) estarão com a umidade abaixo dos 20% neste início de mês.

Centro-Oeste

Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás continuam com a temperatura alta e sem previsão de chuva. A umidade relativa do ar pode ficar com índices menores do que 20%.

Nordeste

Uma massa de ar seco mantém o céu limpo em grande parte do Piauí, Ceará e Maranhão. No litoral leste e norte, as pancadas de chuvas acompanhadas de trovoadas devem ser frequentes.

Com dias quentes, a região central da Bahia tem umidade acima de 50%. Salvador terá mínima de 20ºC e máxima de 29ºC nesta semana.

O Norte e o Nordeste ainda terão uma semana com fortes pancadas de chuva, pois a presença da frente fria na região ainda favorece o surgimento de temporais, chamado de "rescaldo".
Crédito: InmetNorte e Nordeste ainda terão uma semana com fortes pancadas de chuva

Norte

Amazonas e Pará concentram boa parte da umidade da região Norte, com chuvas fortes no período da tarde e da noite. Acre e Rondônia permanecem sob o domínio de uma massa de ar seco. As temperaturas continuam altas, com calor de 36ºC em Rio Branco e 34ºC em Manaus.

Inverno em ano de La Niña

Os anos de La Niña, fenômeno que se caracteriza pelo resfriamento das águas do oceano Pacífico, costumam produzir invernos mais rigorosos.

Neste ano, a queda na temperatura começou antes do início do inverno no Brasil. A estação deve se estender até às 22h04 do dia 22 de setembro, quando inicia a primavera.

A Organização Meteorológica Mundial (OMM) informou que o fenômeno La Niña deve se manter presente até agosto de 2022. Segundo o Inmet, no entanto, ela poderá se estender até o início de 2023.

Compartilhe:

?>