Água destinada a empresas pela Sabesp aumenta 92 vezes em 10 anos
Por Maurício Moraes e Natalia Viana, da Agência Pública
Desde março do ano passado companhia suspendeu obrigações, mas manteve descontos para empresas que usam muita água; apesar da crise, 42 contratos de demanda firme foram assinados em 2014.
O volume de água garantido a empresas que assinaram contratos de demanda firme com a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) aumentou 92 vezes em dez anos.
Segundo dados revelados a partir do pedido de acesso à informação feito pela Pública, em 2005 foram reservados 266 milhões de litros para oito clientes. Em 2014 foram 24 bilhões de litros, destinados a 526 grandes consumidores. Os contratos estabelecem uma tarifa reduzida para aqueles que se comprometerem a pagar por um determinado volume mensal mínimo.
- ONU: emissão de CO2 aumenta no mundo pela 1ª vez em 4 anos
- Leia a íntegra do discurso de Dilma Rousseff no Senado
- ONGs lançam petição pela manutenção de bônus na conta de água em SP
- Curso gratuito da Sabesp ensina a encontrar e consertar vazamentos de água
Os 24 bilhões de litros que a Sabesp reservou para empresas no ano passado são equivalentes ao consumo de 404.040 pessoas em um ano. O cálculo leva em conta o consumo médio de 166,3 litros por dia e cada brasileiro, identificado em 2013 pelo Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), do Ministério das Cidades.
É uma população um pouco maior do que a da cidade de Jundiaí (397.965 habitantes), de acordo com a estimativa populacional para 2014 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Outros grandes clientes, que assinaram seus contratos antes de 2005, estão fora dessa estimativa por não constarem na tabela.
Confira a reportagem completa no site da Pública.