Últimas notícias:

Loading...

Alunos criam bicicleta que avisa polícia em caso de roubo

Por: Redação

Três estudantes de uma escola pública em Prudente de Morais, a 62 quilômetros de Belo Horizonte (MG), desenvolveram uma bicicleta inteligente que ajuda o ciclista quando ele for roubado ou sofrer um acidente. Chamada de “Nossa Bike”, a invenção tem setas, lanterna frontal, sensores de impacto, monitoramento cardíaco e GPS.

Em entrevista à CBN, uma das criadoras da bike, Gabriela Santana, de 18 anos, explicou o sistema. “Tem o sensor de aproximação que indica para o ciclista que há um veículo atrás dele e a quantos metros o veículo está. Tem o sensor de impacto espalhado em pontos estratégicos da bicicleta que ao colidir ou cair envia um sinal para o Samu ou algum familiar que o ciclista cadastrar no aplicativo, com a localização da pessoa”, afirma.

A bicicleta também alerta familiares e o Samu em caso de acidentes
A bicicleta também alerta familiares e o Samu em caso de acidentes

Em caso de roubo, o aplicativo permite a ativação de um sistema que trava as rodas da bicicleta e envia a localização para o dono e a polícia. No total, os estudantes investiram cerca de R$ 900 no projeto, que teve a ajuda do professor de física Giezi Reginaldo.

A bike já foi exposta em feiras na Universidade Federal de Minas Gerais e na Universidade de São Paulo, e em novembro deste ano vai representar o Brasil em uma Exposição Internacional na Costa Rica.

Compartilhe: