Amazônia pegando fogo: Sergio Moro ignorou alerta do ‘Dia do Fogo’

Reportagem do Globo Rural mostra que Ibama foi acionado três dias antes do crime ambiental começar

Reportagem de Carla Aranha, da revista Globo Rural, revela que o Ministro da Justiça Sergio Moro ignorou o alerta do Ibama ao Ministério Público Federal a respeito do “Dia do Fogo”, que deu início aos incêndios na Amazônia em 10 de agosto.

Três dias antes de os mais de 70 ruralistas da região de Altamira, no Pará, se organizarem para atear foto na floresta amazônica, o Ibama, órgão do Ministério do Meio Ambiente, recebeu um alerta do Ministério Público Federal sobre a ação.

“A manifestação dos produtores rurais, caso levada a cabo, ensejará sérias infrações ambientais que poderá, até mesmo, fugir ao controle e impedir a identificação da autoria individual, haja vista a perpetração coletiva”, informou o MPF ao gerente executivo do Ibama em Santarém, Roberto Fernandes Abreu.

Segundo a reportagem, a resposta do Ibama ao MPF, assinada por Roberto Victor Lacava e Silva, gerente executivo substituto do Ibama, informa que as ações de fiscalização estavam prejudicadas por “envolverem riscos relacionados à segurança das equipes em campo”.

O documento diz ainda que já haviam sido “expedidos ofícios solicitando o apoio da Força Nacional de Segurança”, ignorados até então pelo ministro da Justiça, Sergio Moro.

Sergio Moro sabia do “Dia do Fogo”, que deu início às queimadas na Amazônia, mas ignorou
Créditos: reprodução/Instagram
Sergio Moro sabia do “Dia do Fogo”, que deu início às queimadas na Amazônia, mas ignorou

Leia a reportagem na íntegra aqui.