Amsterdã planeja ações contra trânsito de bicicletas

A cidade quer investir em infraestrutura e criar novas regras para gerenciar o carregado tráfego de bikes

Enquanto várias cidades do mundo tentam convencer seus moradores a trocarem os carros por meios alternativos de transporte, Amsterdã já lida com outras etapas desse processo. Com excesso de bicicletas nas estreitas ruas e ciclovias, a capital holandesa planeja uma série de melhorias nas instalações para ciclistas.

A cidade mundialmente conhecida pela quantidade de bicicletas já pensa em como lidar com o tráfego carregado de magrelas em suas ciclovias.

Segundo a câmara municipal, serão investidos 120 milhões de euros em uma série de ações e estruturas. O plano é criar 40 mil novas vagas em bicicletários e mais 17 km de ciclovias.

Além disso, algumas ideias como aumentar o tempo do sinal verde nos semáforos de bikes e aumentar também os espaços de cruzamentos das ciclovias estão sendo cogitadas para lidar com a superlotação das faixas.

De acordo com as autoridades, o uso de bikes na cidade aumentou mais de 40% nos últimos 20 anos. O problema do tráfego de bicicletas tem levado os governantes a buscarem soluções como limitar o tempo de permanência em bicicletários e criar depósitos para remoção das magrelas abandonadas.

Via mobilize.org.