Informar

Antártica ganha maior reserva de proteção marinha do mundo

Como não comemorar uma notícia como essa? Depois de cinco anos de árduas negociações, foi anunciada na última sexta-feira, (28/10), a criação no Mar de Ross, na Antártica, do maior parque de conservação de vida marinha do mundo e o primeiro em águas internacionais. Cientistas consideram a área o último ecossistema marinho intacto do planeta e por isso mesmo, sua proteção é vital.

Divulgação
Área do novo parque, de 1,55 milhão de km2 (a mesma extensão dos territórios da Espanha e França juntos), ficará protegida de atividades humanas, sobretudo, a pesca.

O acordo foi assinado pelos membros da União Europeia e outros 24 países. A decisão, tomada durante o encontro da Comissão para a Conservação dos Recursos da Vida Marinha na Antártica (CCAMLR, na sigla em inglês), ocorreu na Austrália. A proposta para a criação da reserva havia sido feita, em conjunto, por Estados Unidos e Nova Zelândia, em 2011.

Para saber mais sobre a localização exata da nova reserva e como ela será protegida, leia aqui a matéria completa publicada no Conexão Planeta.

Compartilhe: