Ao invés de especialistas, projeto escuta população comum e reúne 100 ideias para o futuro das cidades

No total, 100 mil pessoas foram consultadas e os organizadores do projeto reuniram as ideias em 100 tendências urbanas para o futuro, como o reaproveitamento de materiais e a valorização da produção local de alimentos

Estrutura usada para ouvir cidadãos em Berlin durante o projeto

Normalmente, quando o poder público ou a imprensa aborda o planejamento e o futuro das grandes cidades, um especialista é consultado. Seja um arquiteto, urbanista, designer, político, ativista, entre outros. Esses pensamentos permeiam a imprensa e as reuniões da gestão pública.

Mas um projeto resolveu fazer o caminho inverno. No Participatory Cities (Cidades Participativas, na tradução livre), do BMW Guggenheim Urban Lab, os cidadãos comuns eram consultados sobre o que gostariam para o futuro das suas cidades.

De 2011 a 2013, times de facilitadores realizaram oficinas em locais públicos de Nova York (EUA), Berlin (Alemanha) e Mumbai (Índia). Por alguns meses, o público pode participar e opinar sobre o que julgavam importante para o futuro de suas comunidades.

Foram organizados eventos que promoviam discussões sobre o que afetava a vida das pessoas. No total,Cerca de 100 mil pessoas visitaram os espaços. Assim, os organizadores conseguiram compilar todas as ideias em 100 tendências urbanas, que atendem as mais diferentes demandas.

Via Fast Co Create.

Conheça algumas das ideias que surgiram no Participatory Cities:

Upcycling

Os moradores de Berlin acreditam que o desperdício de materiais pode ser revertido na sua reutilização, agregando valor à funcionalidade original do objeto. Para eles, o conceito de reutilizar materiais requer participação popular e necessita mudança na cultura do desperdício, comum nos dias de hoje.

Multicultural Cities

As grandes cidades do mundo estão cada vez mais globalizadas e influenciadas pelos imigrantes, o que traz mudanças econômicas sociais, culturais e físicas nos cenários urbanos. Os cidadãos de Nova York, com auxilio do Centro Comunitário Latino e Caribenho, compartilharam suas histórias pessoais de imigração e discutiram os motivos que levam as pessoas a sair dos países de origem.

Department of Listening

Todos as prefeituras e governos costumam ter serviços de ouvidoria. Na prática, porém, nem sempre funcionam. As oficinas de Nova York discutiram, por exemplo, como unir demandas da comunidade com planos de orçamento participativo, que consigam incorporar com rapidez e eficiência as prioridades das pessoas.

10,000 Honks

O transito de Mumbai deixa os motoristas estressados, que costumam buzinar muito, causando uma enorme poluição sonora na cidade. Para fazer as pessoas pensarem duas vezes antes de buzinar, foi proposta a ideia de que os carros saiam de fábrica com apenas 10 mil buzinas. Se quiserem mais buzinas terão que comprar o pacote extra, em que o dinheiro será encaminhado para projetos de diminuição da poluição sonora.

Property- Fund Politics

O poder público de Berlin costumava vender terras públicas inutilizadas. Durante o projeto, cidadãos acreditam que, ao invés de vender o terreno, o poder público deveria ouvir o que a vizinhança precisa nesses espaços.

Local Food

Em Nova York e Mumbai, cidadãos discutiram maneiras de como consumir alimentos produzidos em um raio de 400 milhas da cidade. Assim, os cidadãos conseguiriam alimentos mais saudáveis, frescos e sustentáveis, apoiando pequenos agricultores locais.