Aplicativo alerta sobre distribuição de água e doenças na região amazônica

A plataforma mapeia todas as informações relacionadas aos recursos hídricos na região

O Brasil é a nação com a maior reserva de água doce do mundo, sendo que 73% de toda vazão hídrica fica na Amazônia. Apesar disso, o acesso ao saneamento básico nos 771 municípios da região está entre os piores do país e apenas 60% são atendidos por rede geral de distribuição de água, 22,7% a menos que a média nacional.

Um dos primeiros passos para encontrar soluções para esse e outros problemas é identificar a situação e divulgar informações a respeito. A fim de melhorar a vida dos habitantes do Norte do Brasil, a InfoAmazonia lançou o Visaguas, um aplicativo dedicado a concentrar dados sobre o acesso ao saneamento, a qualidade da água e as enfermidades de veiculação hídrica na Amazônia.

 

Com tabelas, infográficos e mapas, o Visaguas informa a respeito do abastecimento de água – rede geral, poços, nascentes, chuva armazenada em cisternas e outras formas de coleta -, de doenças por conta do consumo de água de má qualidade – amebíase, cólera, dengue, leptospirose, entre outras – e sobre a rede de esgotos na região. Uma iniciativa que pode mudar o futuro daqueles que foram “esquecidos” pelos governos locais e nacional.

Clara Caldeira

Por Clara Caldeira

Jornalista, escritora e pesquisadora, especialista em gênero e meio ambiente. Apaixonada por literatura e pelas artes oraculares, está sempre em busca de formas de conectar seus estudos e suas paixões.