Apoie filme que será feito com imagens captadas pela PM em manifestações

O cineasta Gabriel Mascaro fará um ensaio audiovisual com vídeos filmados por policiais em protestos; Saiba como ajudá-lo

Por: Redação
Leonardo Blecher
Objetivo do projeto é levantar algumas questões: “Seriam essas imagens apenas para intimidar os manifestantes ou para serem usadas pelo departamento de inteligência? Estariam manifestantes desaparecidos mapeados por estas imagens? Como pensar o postulado estético, político e autoral destas imagens?”

Quem frequentou as manifestações populares de 2013 pôde perceber que muitas delas foram filmadas por policiais militares, com câmeras de mão ou câmeras GoPro presas ao peito. Agora, o cineasta Gabriel Mascaro quer usar as imagens captadas pelas polícias brasileiras para fazer um ensaio audiovisual.

Para obter os vídeos, Mascaro vai recorrer à Lei de Acesso à Informação, que obriga órgãos públicos a prestarem informações sobre suas atividades a qualquer pessoa que solicitá-las.

No entanto, como as Polícias Militares negam a existência das imagens, o cineasta precisa de vídeos que mostrem policiais gravando manifestações, para comprovar juridicamente a prática.

A página Acesso à Informação está recebendo arquivos pelo Facebook. Para ajudar este importante projeto, basta enviar um vídeo a eles. 

1
A queda: entenda a polêmica que custou o cargo de Roberto Alvim
Após praticamente reproduzir um discurso do ministro nazista Joseph Goebbels, o ex-secretário de Cultura, Roberto Alvim, protagonizou uma polêmica que …
2
Impunidade de Victor não é caso isolado no Brasil de Bolsonaro
Victor Chavez, cantor sertanejo da extinta dupla Victor e Léo, foi condenado por agredir a esposa grávida de quatro meses …
3
Anarquia da ponte pra lá: a história do punk na periferia de SP
Autor do livro My Way, Valo Velho é história viva da cena anarcopunk de São Paulo. A Catraca Livre foi até …
4
Backer: entenda o caso das cervejas contaminadas
O Ministério da Agricultura suspendeu a venda de cervejas da marcar Backer e determinou que a empresa faça um recall …
5
O que é liberdade de expressão?
O que é liberdade de expressão? Entenda o significado e a importância desse direito tão importante para todos nós neste …
6
Entenda o acordo nuclear que envolve EUA x Irã
Errata: ao contrário do que aparece no vídeo, o nome do especialista entrevistado é Lucas Leite e não Felipe. O …
7
Depois de ataque e perseguição, Porta dos Fundos é alvo de censura
A Justiça do Rio de Janeiro resolveu mandar retirar do ar “A Primeira Tentação de Cristo”, um Especial de Natal …
8
“Imprecionante”: ministro Weintraub comete novo erro de português
O ministro da Educação, Abraham Weintraub, escorregou de novo na língua portuguesa e a internet não deixou passar. Ao agradecer um …