Após impasse, Lula alcança maior índice de votos em um mês

Além da ampla vantagem na pesquisa, influência de Lula pode contribuir para a ascensão de Haddad em uma eventual candidatura

Por: Redação | Comunicar erro

Dias após o imbróglio jurídico que manteve o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva preso no último domingo, as intenções de voto para o candidato petista atingiram o maior índice desde o início das pesquisas. É o que indica o levantamento realizado pelo Instituto de Pesquisas  Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), entre 9 e 11 de julho, a oitava encomendada pela XP Investimentos e divulgada no InfoMoney, onde Lula aparece com 30% dos votos.

Esta é a terceira vez que o ex-presidente chegou a 30%, sua máxima na série XP/Ipespe, que desde maio colhe a opinião dos eleitores em todo país. Nesta perspectiva, Lula é seguido pelo deputado federal Jair Bolsonaro (PSL), que soma 20% das intenções de voto, mesmo índice da semana anterior. A ex-senadora Marina Silva (Rede) tem 10%, e Geraldo Alckmin (PSDB) e Ciro Gomes (PDT) surgem com 7% cada. Brancos, nulos e indecisos somam 15%.

Crédito: Ricardo StuckertO ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva junto com o ex-prefeito de São Paulo, Fernando Hadaad (PT-SP), no Instituto Lula

Outros cenários

Além da ampla vantagem de Lula nas pesquisas, um fator que também chama atenção é que, sem o ex-presidente na disputa, Fernando Haddad (PT), eventual substituto, saltaria de 2% das intenções de voto para 12% – levando em consideração apenas o fato do ex-prefeito de São Paulo receber apoio de Lula, angariando parte significativa dos votos acumulados pelo partido. Em outro quadro que leva em conta a ausência de Lula, a abstenção de votos chega a 35%.

Ao considerar a participação de Lula em um eventual segundo turno, a disputa se daria entre o ex-presidente e Jair Bolsonaro. Apesar disso, o petista leva considerável vantagem em relação ao deputado federal, com 40% a 33%.

   

Compartilhe:

1 / 8
1
05:08
Ex-presidentes brasileiros que foram presos e você não sabia
Em mais uma etapa da Operação Lava Jato, a Polícia Federal prendeu na manhã desta quinta-feira, 21, o ex-presidente Michel …
2
04:04
Carlos Bolsonaro irrita Rodrigo Maia e complica Previdência
O vereador Carlos Bolsonaro (PSC) irritou o presidente da Câmara Rodrigo Maia com comentários críticos no Twitter. As alfinetadas gerou …
3
01:39
Marcela Temer vira alvo de comentários machistas na web
Após a prisão de Michel Temer pela Lava Jato do Rio de Janeiro, a ex-primeira-dama Marcela Temer virou alvo de …
4
53s
Operação Lava Jato prende ex-presidente Michel Temer
Em mais uma etapa da Operação Lava Jato, a Polícia Federal prendeu na manhã desta quinta-feira, 21, o ex-presidente Michel …
5
02:53
Suzano e Nova Zelândia: os impactos da exposição excessiva
A primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, disse que o nome do atirador que matou 50 pessoas em uma mesquita em …
6
02:28
Posse de armas: Nova Zelândia dá exemplo de civilidade ao mundo
Após chocar o mundo nesta semana com o massacre de 50 pessoas em duas mesquitas de Christchurch, a Nova Zelândia …
7
03:10
Entenda o mistério por trás da boneca Momo
Ainda mais perturbador, o Desafio da Momo está de volta e desta vez a boneca aparece supostamente dentro de vídeos …
8
02:25
Bolsonaro apoia a construção de muro entre EUA e México
Em viagem diplomática a Washington, o presidente Jair Bolsonaro disse apoiar a construção do muro na fronteira entre EUA e México, …