CORONAVÍRUS
Tudo o que você precisa saberÚltimas notícias e tudo que você precisa saber

Apropriação cultural de Isabella Santoni rende polêmica nas redes

"Muito fácil ter 'estilo afro' sendo branca e nunca ter que passar por todos os preconceitos sociais que pessoas negras passam por assumir o mesmo estilo", escreveu uma internauta

Por: Jonas Carvalho
A apropriação cultural de Isabella Santoni

A atriz Isabella Santoni mostrou que adora o estilo das mulheres negras – o que fica bem mais fácil quando não se é uma pessoa negra.

Ao contrário delas, vítimas do racismo que não as deixa frequentar certos espaços ou que até faz com que sejam demitidas por conta do cabelo, a atriz conta com todo um sistema racista para lhe dar suporte e permitir que ela “brinque” de ser negra e usar até tranças, dando uma clara demonstração de apropriação cultural em uma foto.

Como explica de maneira didática a colunista e ativista negra Stephanie Ribeiro, pessoas brancas que usam dreads, turbantes e elementos similares cometem, sim, apropriação cultural.

“É totalmente diferente ser branco – ou passar como branco – e usar um turbante/dread, e ser negro usando as mesmas coisas; os olhares são outros, exatamente porque quando usado pelo protagonista daquela tradição, o símbolo ganha outro significado, ele é político, de resistência e empoderamento”, explica a colunista.

Significados estes que estão completamente ausentes na foto da atriz, publicada na última segunda-feira, 17. “Ahhhhhhh! Amando meu #hairbranding”, escreveu Santoni, mostrando que colocou tranças.

A “Bella Aventureira”, ao se aventurar na apropriação cultural, recebeu comentários elogiosos (a maioria de pessoas brancas, claro) que não se atentaram para o esvaziamento de significado das tranças em uma pessoa loira de olhos azuis. Mas o problema foi apontado por alguns internautas em uma publicação do Catraca Livre:

Anitta, Demi Lovato e Daniela Mercury já fizeram apropriação cultural, assim como Katy Perry (que pelo menos reconheceu isso).

Em um dos casos mais emblemáticos sobre o tema, Thauane Cordeiro, uma jovem branca que usava turbante, reagiu às criticas de uma ativista negra porque a peça teria relação também com o câncer que possuía e a deixou careca.

Mas como escreveu com mais empatia a também branca e jornalista Eliane Brum, “o que as mulheres negras nos dizem, Thauane, é que não querem que o turbante, que tão precioso é para elas, vire mera mercadoria na nossa cabeça. Então, Thauane, acho que eu e você precisamos escutá-las. E podemos não usar um turbante. Aliás, não usar um turbante é bem o mínimo que podemos fazer”.

  • Leia mais:
1
Entenda a operação da Polícia Federal de combate às fake news
O combate às fake news ganhou um novo e importante capítulo nesta semana com a Polícia Federal realizando uma série …
2
Witzel é alvo da PF; Zambelli antecipa operação em entrevista
A Polícia Federal iniciou nesta terça-feira, 26, a Operação Placebo, que apura desvios na Saúde do Rio de Janeiro nas …
3
‘Na Fila do SUS’ retrata o sucateamento da saúde pública em plena pandemia
 'Na Fila do SUS' é uma websérie em formato original com seis episódios que estreia disponível exclusivamente, na plataforma online …
4
Governo libera uso da cloroquina para pacientes em estado leve da covid-19; classe médica discorda
Após pressão do presidente Jair Bolsonaro, o Ministério da Saúde cedeu e ampliou o  protocolo para uso da cloroquina e …
5
Felipe Neto no Roda Vida: confira os principais momentos do programa
Convidado do Roda Viva, da TV Cultura, na noite desta segunda-feira, 18, o youtuber Felipe Neto afirmou que faz um …
6
Flávio Bolsonaro rebate acusação feita por Paulo Marinho sobre o caso Queiroz
O senador Flávio Bolsonaro rebateu a acusação feita pelo empresário Paulo Marinho em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo …
7
Entenda os motivos do pedido de demissão do ministro da Saúde, Nelson Teich
Antes mesmo de completar um mês à frente do Ministério da Saúde, o ministro Nelson Teich pediu demissão do cargo …
8
Guia Negro Entrevista: O que é ser um corpo negro no mundo?
Neste décimo e último episódio da terceira temporada do Guia Negro Entrevista, o programa revisita seu passado para apresentar um …