Associação de ciclistas envia colaborações para Plano de Metas da prefeitura de São Paulo

Por: Redação

No dia 26/3, o prefeito Fernando Haddad apresentou o plano de metas da sua gestão. Trata-se de um documento com 100 objetivos para o mandato que vai até 2016 e que tem um gasto previsto de R$ 22 bilhões a R$ 23 bilhões. A  Meta 78 trata especificamente da estrutura cicloviária da cidade e prevê a construção de 400 quilômetros de vias cicláveis.

Divulgação
Equipe da Ciclocidade em reunião

Com o objetivo de colaborar para a infraestrutura cicloviária de São Paulo, a Ciclocidade (Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo) enviou à Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão de São Paulo um documento com observações e análises referentes às metas da gestão.

Thiago Benicchio, diretor-geral da Ciclocidade, achou positiva existência de uma meta específica para a estrutura cicloviária, mas acredita que não basta uma meta em quilômetros. “Incluímos alguns itens de qualidade, como integração com o transporte coletivo, que as rotas não sejam trechos muito curtos e que tenham iluminação e largura adequada”, explica o Benicchio.

Ele também lembra que a contabilidade dos 400 km deve ser feita somente com as estruturas que funcionem sete dias por semana e quilometragem não sejam contada por ida e volta, como fez a última gestão de Gilberto Kassab, que considerava a Ciclofaixa de Lazer como parte do Plano de Metas.

Além das observações na Meta 78, a Ciclocidade enviou colaborações para outras metas que tratavam da construção de novas estruturas viárias. Para o grupo, toda nova rua que for construída deve ter infraestrutura cicloviária, segundo lei que já existe desde 1997. O mesmo vale para os corredores de ônibus.

“No nosso entendimento, os 400 km devem ser implementados nas ruas já existentes e toda nova estrutura viária que for construída deve ter estrutura para as bicicletas, além dessa meta”, explica Bennichio.

A população pôde contribuir para o plano em audiências públicas nas subprefeituras por enviando sugestões por email até o dia 15/5.

Confira a colaboração completa da Ciclocidade e  o Plano de Metas 2013/2016.

Compartilhe: