Ativistas pressionam Haddad a proibir foie gras em SP

O foie gras é feito com fígado de patos ou gansos, que são alimentados por meio de canos, de maneira forçada

Por: Redação | Comunicar erro

A Câmara dos Vereadores aprovou na semana passada o PL 537/2013, que proíbe a produção e a comercialização de foie gras em restaurantes de São Paulo. O projeto agora precisa ser sancionado pelo prefeito Fernando Haddad (PT).

Entidades de defesa dos animais estão se mobilizando na internet para pressionar o prefeito a banir a iguaria francesa. Muitos estão usando o Twitter para enviar mensagens a Fernando Haddad e pedir que a lei seja sancionada. Clique aqui e participe.

A Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) e o Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal (FNPDA) também iniciaram uma campanha em favor da sanção do projeto. Assine a petição aqui

Em resposta à alegação de que o Município não teria competência para legislar sobre essa questão, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional SP (OAB/SP) protocolou na Prefeitura um ofício favorável à sanção do projeto. A justificativa é que, segundo a Constituição, é “competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios” o assunto da proteção ao meio ambiente e dos direitos dos animais.

O sabor da crueldade

O foie gras é feito com fígado de patos ou gansos, que são alimentados por meio de canos, de maneira forçada, várias vezes ao dia. Apesar de milenar, a prática é considerada cruel e provoca sofrimento nas aves.

Reprodução Vista-se
O site Vista-se divulgou a montagem mostrando o processo de produção do foie gras

O PL também tem causado polêmica com entidades ligadas à gastronomia, que são contra a proibição. O foie gras é um dos ingredientes mais caros do mundo e é vendido a preços elevados nos restaurantes da capital.

 

Compartilhe:

1 / 8
1
07:26
STF e o limite da liberdade de expressão
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, anunciou em março a abertura de um inquérito para investigar casos …
2
01:03
Ex-presidente do Peru tenta suicídio após receber ordem de prisão
O ex-presidente do Peru Alan García morreu nesta quarta-feira,17, após atirar contra si mesmo em uma tentativa de suicídio em …
3
04:17
32% acreditam que câncer é causado por traumas, diz pesquisa
O jornal Folha de S. Paulo divulgou uma pesquisa feita pelo Instituto Oncoguia que revela uma situação preocupante: 32% dos …
4
04:45
Famosos fazem desabafo sobre depressão
Recentemente, o humorista Whindersson Nunes publicou uma série de posts em sua rede social desabafando sobre um sentimento profundo de …
5
01:32
Quem disse que não dá para surfar na cidade?
A Surf House Brasil é o lugar perfeito para você quer aprender a surfar ou ficou com saudade de pegar …
6
01:45
Catedral de Notre Dame: 8 séculos de história queimam em Paris
Um incêndio de grandes proporções atingiu a Catedral de Notre Dame, em Paris. O local é um dos pontos turísticos …
7
02:29
Vídeo analisa a maior irresponsabilidade na vida de Bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro mandou desativar os radares de rodovias federais. Será que é uma boa ideia? A Folha de São …
8
05:43
Entenda a proposta de Bolsonaro para a educação domiciliar
O presidente Jair Bolsonaro assinou o projeto de lei que pretende regulamentar a educação domiciliar no país. Se aprovada pelo …