Ator rebate críticas racistas por interpretar personagem “tradicionalmente branco”

Michael B. Jordan interpretá "O Tocha Humana" em nova versão do "Quarteto Fantástico"; contrários à decisão, fãs justificaram que a escolha destruiu a série de 1961

Por: Redação | Comunicar erro

Em Hollywood, atores como Whoopi Goldberg, Halle Barry, Morgan Freeman, Denzel Washington, Alfre Woodard, Queen Latifa, Forest Whitaker, Denny Glover e Gabourey Sidibe são alguns dos nomes que ajudaram a levar o negro para as grandes telas em memoráveis interpretações da sétima arte. Recentemente, o ator Michael B. Jordan, escolhido para interpretar o personagem O Tocha Humana, em “Quarteto Fantástico”, retomou a questão racial no cinema ao rebater as críticas por “interpretar um personagem tradicionalmente branco”.

O texto foi publicado no site “Entertaiment Weekly“, onde o ator reiterou que os críticos “tirassem as cabeças do computador” para “entender o mundo em que vivemos”. Sua decisão de vir à público foi motivada por argumentos racistas que alegavam que a produtora havia “destruído” a série de filmes e “não estava sendo fiel aos livros”.

Divulgação
Ator publicou o artigo no último dia 22 de maio no site “Entertainment Weekly”

Jordan espera que o episódio motive os diretores a escolherem, em suas próximas produções, mais minorias étnicas para papéis de protagonista. E assume o peso de “suportar esse ódio sobre os ombros e carregar o fardo para as próximas gerações. Talvez, se eu servir de exemplo, Hollywood vai começar a considerar mais pessoas negras em outros papéis proeminentes e talvez nós possamos alcançar as pessoas que estão presas na mentalidade de que ‘é preciso ser fiel aos livros de quadrinhos’. Ou talvez possamos ir além deles”, escreveu.

O Tocha Humana dos dias atuais

Originalmente representado como branco, loiro e de olhos azuis, o personagem remonta à primeira versão dos quadrinhos do “Quarteto Fantástico”, de 1961. Jordan afirma que não espera que o mundo “esqueça os 50 anos de histórias em quadrinhos”, mas também não deixou de lembrar que, hoje, a sociedade é “mais diversa” que há cinco décadas.

Compartilhe:

Tags: #racismo
1 / 8
1
02:28
Quais são os sintomas que são gerados pelo estresse?
Com a correria do dia-a-dia somos facilmente pegos pelo estresse. E o nosso corpo indica sinais de que estamos fisicamente …
2
03:52
Surge o BolsoLula: os mesmos vícios da velha política brasileira
No vídeo, o jornalista Gilberto Dimenstein explica o conceito da expressão 'BolsoLula' e analisa as consequências da interferência política exercida …
3
04:15
Como os Beatles mudaram minha vida: parte 1
Como seria o mundo sem a inovação e energia que a música ganhou pós-Beatles. Imaginou? E se as pessoas também …
4
03:02
Jair Bolsonaro é louco, ignorante ou irresponsável?
O presidente Jair Bolsonaro fez um pronunciamento nesta quarta-feira, 21, apontando que ONGs poderiam estar por trás das queimadas na …
5
04:12
Netflix: ‘The Family- Democracia Ameaçada’ revela grupo secreto
A minissérie "The Family: Democracia Ameaçada", que pode ser vista na Netflix, mostra questões que te farão pensar em uma …
6
02:29
Operação Lava Jato ignora repasse suspeito de Paulo Guedes
Uma reportagem publicada pelo jornal Folha de S. Paulo mostra que a Operação Lava Jato poupou o ministro da Economia, …
7
02:40
Partículas de queimadas são encontradas em água de chuva em SP
O fenômeno que atingiu São Paulo na última segunda-feira, 19, e transformou o dia em noite em diversas regiões do …
8
03:36
Nem os eleitores de Bolsonaro concordam com a indicação de Eduardo
Em meio às polêmicas que dão o tom nos primeiros oito meses do governo Bolsonaro, uma pesquisa recente mostra que …