Barcelona inaugura região voltada só para pedestres e ciclistas

A região metropolitana de Barcelona, na Espanha, tem aproximadamente 3 mil mortes por ano ligadas à falta de qualidade do ar. Por isso, a prefeitura da cidade anunciou que vai remodelar as ruas e lançou um plano para criar “superquarteirões” destinados apenas a pedestres e ciclistas.

O objetivo da medida é juntar blocos de nove quarteirões e transformá-los em um só, formando um quadrado de 400 metros de cada lado. Dentro da área, as ruas serão substituídas por calçadões, ciclovia, espaço de lazer e área verde. Já os carros e ônibus poderão passar pelas vias externas a esses blocos.

Os ‘superquarteirões’ serão restritos aos pedestres e ciclistas

Segundo o projeto, 94% da área de ruas nos “superquarteirões” serão para pedestres. Apenas o tráfego local de veículos motorizados será permitido, como moradores, prestação de serviços e atendimentos de emergência, e com limite de velocidade de 10 km/h.

A ideia do projeto é reduzir em 21% o uso de carros na cidade. A partir disso, com 120 mil veículos a menos nas ruas, a prefeitura acredita que seja possível diminuir a poluição e atingir as metas estabelecidas pela União Europeia para 2018.