Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo vencem prêmio internacional de mobilidade

Cidades conhecidas pelo congestionamento e transporte público lotado venceram o prêmio; conheça as políticas públicas de mobilidade que querem reverter os problemas

Cidades construíram corredores de ônibus e infraestrutura cicloviária recentemente.  – Renato Lombardero/ Flickr
Créditos: Rena Lombardero
Cidades construíram corredores de ônibus e infraestrutura cicloviária recentemente.  – Renato Lombardero/ Flickr

Na terça-feira, 13 de janeiro, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo foram as vencedoras do prêmio Sustainable Transportation Award 2015.

A ideia é premiar as cidades que realizaram melhorias na mobilidade para as cidadãos, reduziram a emissão de gases de efeito estufa e a segurança e acesso dos pedestres e ciclistas.

Normalmente, a cerimônia premia apenas uma cidade por projetos inovadores de mobilidade sustentável. Em 2014, a vencedora foi Buenos Aires.

Também concorreram ao prêmio Bhopal (Índia), Brasília (Brasil), Cape Town (África do Sul), Gurgaon (Índia), Hensinki (Finlândia), Iloili City (Filipinas), Milão (Itália), Surat (Índia) e Toluca (México).

O prêmio é realizado pelo ITDP – Institute for Transportation and Development Policy.

Confira algumas das melhorias realizadas pelas cidades.

Via The City Fix Brasil.

Belo Horizonte

– Primeiro município alinhado à Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU) com ações para os próximos 20 anos.

– Observatório da Mobilidade na qual os cidadãos poderão expressar as demandas junto ao poder público municipal;

– Primeiro corredor do sistema BRT (Bus Rapid Transit), que transporta 480 mil passageiros diariamente e tempo de viagem reduzido em 40%;

– Segundo corredor de ônibus em execução, que ampliará o número de passageiros beneficiados;

– Espaço urbano foi revitalizado no conceito de desenvolvimento orientado ao transporte;

– Rede cicloviária de 27 km, com previsão de extensão para 320 km.

Rio de Janeiro

– Rede de corredores de ônibus que atende 400 mil passageiros por dia em 95 km de vias;

– Previsão de atendimento de 1 milhão de passageiros por dia nos corredores;

– Previsão de atender 60% da população em uma rede de transporte coletivo, incluindo corredores de ônibus, trilhos e VLT;

– 450 km de ciclovias até 2016;

– Criação do Conselho Municipal de Transporte.

São Paulo

– Operação “Dá Licença ao Ônibus”, com 320 km de vias dedicadas ao transporte coletivo;

– Aumento de 21% na velocidade dos ônibus e ganho de 40,7 minutos por dia em 2014 para os passageiros;

– Plano Diretor de 2014 que colocou o desenvolvimento orientado pelo transporte;

– Expansão da rede cicloviária. A cidade pretende construir 400 km de ciclovias até o fim de 2015.