Bicicleta sem pedal estimula o equilíbrio nas crianças

Por: Mayara Penina

Uma bicicleta sem pedal e sem rodinha. Isso mesmo! O novo modelo de bicicletas conhecido como balance bike ou run bike é ideal para crianças a partir de dois anos aprenderem a se equilibrar. Apesar de ainda ser novidade no Brasil, é muito comum na Europa e Estados Unidos e já caiu na preferência das famílias.

Funciona assim: como ela não tem pedais, a criança tem que fazer impulso com os pés para que a bicicleta ande. Aos poucos, o pequeno ciclista começará a se equilibrar em duas rodas, tendo a segurança de pisar no chão na hora em que precisar.

A diferença das bicicletas convencionais é que a criança aprende apenas a pedalar e só vai aprender a se equilibrar quando começar a tirar as rodinhas lá pelos seis anos. Assim que o ciclista mirim dominar o equilíbrio é possível pular diretamente para uma bicicleta normal. Deste modo, os episódios de queda e joelhos ralados são diminuídos.

Atenção! Para garantir a tranquilidade da brincadeira não esqueçam dos equipamentos de segurança.


Dicas de funcionamento:
Coloque o selim na altura em que a criança consiga colocar os pés no chão (não apenas a ponta dos pés). A criança deverá sentar no selim e andar (sentada) mexendo os pés.