Bilhete Único poderá ser usado para empréstimo de bicicleta em SP

Inicialmente será feito um teste com três estações e 100 usuários, mas a ideia é ampliar a iniciativa em breve

Como se trata de um teste, no começo o serviço estará disponível para poucas pessoas e em poucas estações. Mas o objetivo é que até o final do ano o sistema já esteja funcionando de forma mais ampla.
Créditos: Picasa
Como se trata de um teste, no começo o serviço estará disponível para poucas pessoas e em poucas estações. Mas o objetivo é que até o final do ano o sistema já esteja funcionando de forma mais ampla.

Começa na próxima segunda-feira, 6, um projeto-piloto que vai testar o uso do Bilhete Único na principal rede de empréstimo de bicicletas de São Paulo. A SPTrans planeja que os cadastrados no serviço de transporte público possam usar os cartões para alugar as bicicletas do Bike Sampa, gerido pelo banco Itaú.

Inicialmente, serão apenas três estações: Parque Trianon, Shopping Eldorado e Shopping Santa Cruz. Elas são consideradas estratégicas por interligarem ciclovias, metrô e corredores de ônibus.

Como a fase ainda é de testes, neste primeiro momento só 100 pessoas, escolhidas dentre os cadastrados no Bike Sampa, poderão usar a integração. Mas a ideia é que logo o serviço esteja disponível para mais cidadãos. Os interessados devem se cadastrar ou atualizar o cadastro no projeto, fornecendo o número do bilhete.

Por enquanto, o aluguel vai continuar funcionando da mesma maneira. Depois de liberar a magrela com o bilhete único, ela poderá ser usada por 30 minutos e devolvida em qualquer outra estação. Durante um mês, a SPTrans vai monitorar a estação de retirada, a data e a hora do empréstimo, assim como a estação, a data e a hora da devolução da bicicleta. Depois desse monitoramento será decidido como vai funcionar o sistema, com as devidas regras e formas de cobrança.

O objetivo é que, a partir de junho, mais 100 estações sejam instaladas na cidade, todas com leitor do Bilhete Único. Bela Vista, Consolação, Sé, República, Santa Cecília, Higienópolis, Pinheiros, Vila Madalena, Bom Retiro, Luz, Brás e Mooca são bairros que estão nos planos.

Por Redação